Mossoró: Cidade passa a contar com aplicativo de transporte exclusivamente para mulheres

O medo de pegar um taxi sozinha, principalmente, no período da noite, é uma realidade compartilhada pela maioria das mulheres. Muitas já tiveram experiências negativas, por receber cantadas, conversas inconvenientes e desrespeitosas ou algo pior aconteceu durante o trajeto. E foi pensando em uma solução contra o assédio enfrentado pelas passageiras em outros meios de transporte, particular ou público, geralmente dirigidos por homens, que a empreendedora, Ariany do Vale Fernandes de Oliveira, desenvolveu uma plataforma de mobilidade urbana feita exclusivamente para mulheres. O FEMIT.Á.X.I.UP. Mossoró.

Ariany do Vale, idealizadora do serviço em Mossoró, que também bacharel em direito, Pós graduanda em direito criminal e processo penal, conta que a ideia de criar um serviço de transporte só para mulheres surgiu a partir de uma necessidade sua e de suas amigas. “Sempre que preciso usar um aplicativo de viagem, meus pais ficam preocupados, eu tenho medo de solicitar uma viagem a noite, geralmente compartilho a localização com alguém pra poder me sentir uma pouco mais segura. Mas o medo nunca passa. Inclusive já fui beijada a força por um motorista de táxi”, relata.

Segundo a proprietária da FEMIT.Á.X.I.UP. além de uma questão de segurança para as mulheres que precisam fazer uso desse serviço de transporte, a empresa surgiu também com o objetivo de inserir mulheres no mercado de trabalho, já que devido ao desemprego muitas mulheres estão sem poder ter sua própria renda e autonomia financeira.

A plataforma irá funcionar através de aplicativo disponibilizado na Playstore. Terá a versão para celular Android e IOS. A passageira baixa o aplicativo, se cadastra e depois consegue solicitar uma viagem. As motoristas recebem o chamado, aceitam a viagem e vão ate o local de embarque para levar ao destino solicitado.

E para trabalhar na empresa, Ariany enfatiza que apenas mulheres são cadastradas e que é necessário ser maior de 18 anos, possuir CNH com a função de exercer atividade remunerada, possuir possua antecedentes criminais nada a constar, carro com ano de fabricação a partir de 2008 com ar condicionado. Toda essa documentação deve ser enviada por e-mail ou através do aplicativo. “Até o momento temos tido uma boa procura de mulheres para serem motoristas, estamos realizando o cadastro”, comenta.

Defato.com