Morre golfinho atacado por tubarão no litoral potiguar

Após praticamente três dias de muito trabalho, não foi possível salvar o golfinho encontrado ferido por um ataque de tubarão na costa potiguar. O animal, que é da espécie golfinho-pintado (Stenella clymene), foi avistado por pescadores no início da semana em Maracajaú. Depois, foram várias as tentativas de reabilitação em pontos de apoio nas praias de Pitangui e em São Miguel do Gostoso, no litoral Norte do estado, até que o animal não resistiu e morreu na noite desta quarta-feira (16).

Coordenador geral do projeto Cetáceos Costa Branca, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Flávio Lima disse ao G1 que não foi a mordida do tubarão que matou ‘Jeferson Jorge’, como o golfinho foi batizado pela equipe.

“Foi como se uma pessoa tivesse sido mordida por um cachorro. Nada muito grave. Mas, o golfinho acabou apresentando complicações neurológicas e cardíacas de uma possível infestação parasitária. Essa é uma das suspeitas”, explicou.

Ainda de acordo com o professor, o golfinho tinha 1,63 metro de comprimento, e provavelmente cerca de 2 anos de idade. “Era um adolescente, podemos dizer. Essa espécie pode viver até 30 anos”, acrescentou.

Com informações do G1 RN