Maxaranguape, RN, decreta fechamento de praias e proíbe entrada de pessoas no município aos fins de semana para prevenir coronavírus

Parrachos de Maracajau, em Maxaranguape (Arquivo). Praias serão fechadas nos fins de semana — Foto: Canindé Soares

Conhecido por suas praias e belezas naturais, o município de Maxaranguape, no litoral do Rio Grande do Norte, decretou medidas de “isolamento social rígido” nesta sexta-feira (5), determinando fechamento das praias, proibição de circulação nas ruas e espaços públicos da cidade e de entradas de não-moradores nos fins de semana. Segundo a prefeitura, as medidas visam diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com o texto, com validade até 21 de junho, está vedada de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ressalvados os casos de “extrema necessidade” e serviços essenciais – os mesmos estabelecidos no decreto estadual publicado nesta quinta-feira (4).

Além de fiscalizar a movimentação de pessoas, os órgãos municipais, com apoio da Polícia Militar, deverão fazer abordagem de veículos e o controle da entrada e saída no município, além de fechar as orlas urbanas.

“Vamos proibir aos finais de semana o uso dos balneários públicos: lagoas, praias e rios. Vai estar extremamente proibido o uso dessas áreas de lazer públicas. Nós vamos fazer fechamento das entradas da nossa cidade. São quatro barreiras, nas quais vão estar agentes públicos. E só irão entrar na nossa cidade moradores e fornecedores de produtos para os mercados essenciais. Fora isso, no final de semana vai ser proibido entrar no município. Serão os próximos três finais de semana. Na sexta, no sábado e no domingo”, afirmou o prefeito Luis Eduardo Bento da Silva em pronunciamento pelas redes sociais.

De acordo com o decreto, entre as 00h01min das sextas-feiras e 23h59min dos domingos, fica proibida a entrada de pessoas que não residam ou não trabalhem no município de Maxaranguape. “Nos dias indicados, somente poderão funcionar os seguintes estabelecimentos comerciais: farmácias; padarias; mercadinhos e supermercados”, aponta o texto.

Para entrar no município, os moradores e trabalhadores precisarão “demonstrar tal condição por meio de comprovante de residência e Carteira de Trabalho”, além de preencher uma autodeclaração seguindo um modelo que estará disponível no site da prefeitura de Maxaranguape.

Também “fica proibida a realização de quaisquer atos que configurem festejos juninos”, diz o decreto. O descumprimento às regras decretadas resultará em multas de até R$ 5 mil. Segundo o prefeito, pessoas também poderão ser presas e levadas à delegacia em flagrante por colocar em risco a saúde pública.

Do G1 RN