Justiça pela Paz em Casa: seminário em Parnamirim discute enfrentamento à violência contra a mulher

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher) e o Juizado de Violência Doméstica de Parnamirim, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, promoveram nesta segunda-feira (19) o 4º Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Parnamirim.

O Seminário tem como objetivo esclarecer ao público papel dos Juizados de Violência Doméstica, bem como apresentar a rede pública de enfrentamento e acolhimento ofertados a essas famílias, trazendo para dentro das escolas de Parnamirim ferramentas fundamentais para reduzir a violência no âmbito familiar. Uma vez multiplicadas, tais informações podem orientar e ajudar a conscientizar as crianças e adolescentes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.

De acordo com o juiz Deyvis Marques, responsável pela CE-Mulher, é importante que todos saibam como os Poderes Judiciário e Executivo atuam, para que essa informação alcance as mulheres e famílias vítimas do feminicídio e elas saibam como se proteger.

A vice-prefeita Elienai Cartaxo, também secretária municipal de Assistência Social, lembrou que ainda é muito alto o número de vítimas de violência em Parnamirim e mostrou várias iniciativas que apoiam estas mulheres e suas famílias, como o CREAS; os CRAS, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); o Acessuas Trabalho, que capacita mulheres para o mercado de trabalho; Convênio com a Casa Abrigo Clara Camarão, que acolhe mulheres vítimas de violência entre outras ações e parcerias.

Na ocasião, houve encenação do monólogo da história de Maria Dideia, autoria de Célia Melo, que abordou o empoderamento da mulher através da história de Maria Bonita. Em seguida, a fotógrafa Kalina Veloso falou um pouco sobre a sua exposição “Ele não te ama” que retrata através de fotos de mulheres algumas atitudes e comportamentos abusivos em relacionamento.

O seminário contou com as palestras do Coordenador do Projeto EducaJus, Alan Macêdo, com o tema “Direitos das mulheres: análise jurídica e social no século XXI”, e com a psicóloga Raquel Campos, com o tema “Psicologia e Violência Doméstica: contextualizando a rede de enfrentamento e o ambiente escolar”.