Governo do Estado vai decretar emergência nos três municípios sob risco por causa de arrombamento em açudes

O Governo do Rio Grande do Norte vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana do Matos.

A ação se dará por causa dos arrombamentos nos açudes São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro na noite deste sábado. Há risco de rompimento em mais dois reservatórios. Com o quadro de emergência o Estado poderá receber recursos federais.

O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já foi informado dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.

A decisão ocorreu na noite deste domingo em reunião entre o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, e equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, diretor-presidente do Instituto de Águas do RN, Caramuru Paiva, prefeitos de municípios da região e coordenadorias municipais de Defesa Civil.

A reunião aconteceu depois do monitoramento dos reservatórios e constatado o risco de novos rompimentos.

Com o arrombamento dos 3 açudes citados, estão sob risco os açudes Vavá 2 e São Miguel 2, este último com maior volume de água, o que preocupa ainda mais a Defesa Civil.

Todos os reservatórios estão localizados em propriedades privadas do município de Fernando Pedroza.

A partir da noite deste domingo o maior reservatório será monitorado a cada hora pela Prefeitura de Fernando Pedroza.

Thaisa Galvão