Novos diretores da Escola Agrícola de Jundiaí tomam posse

Com vocação para o desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas agroalimentares e agroindustriais, a Escola Agrícola de Jundiaí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ-UFRN) realizou a cerimônia de posse dos novos diretores, Ivan Max Freire de Lacerda e Márcio Dias Pereira, para o quadriênio 2019 a 2023. A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira, 30, e foi presidida pelo reitor em exercício Henio Ferreira de Miranda.

Para o reitor em exercício Henio Miranda, a vida da instituição se realiza na ação dos propósitos e a EAJ tem sido exemplo pelo empenho nas tarefas do cotidiano, que contribuem para o fortalecimento da unidade e para o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da oferta de formação para a juventude. “Renovo, assim, a expectativa que temos na continuidade de nossos esforços para atender aos anseios da sociedade”, destacou o reitor sobre a confiança que a gestão da UFRN cultiva em relação à  EAJ e à nova direção.

O novo diretor da EAJ-UFRN, Ivan Lacerda, considerou um privilégio ter presenciado a expansão da universidade, quando a unidade foi posicionada com destaque na área das ciências agrárias. Entre as ações que serão fortalecidas no próximo quadriênio, o gestor citou a agricultura familiar, agroindústria, uso sustentável da madeira e dos resíduos orgânicos, entre outros campos.

O então diretor da EAJ-UFRN, Júlio César de Andrade Neto, proferiu um agradecimento extensivo a todos que fizeram e fazem parte da história da Escola. “Chego hoje ao fim de um ciclo de 23 anos dedicados à missão de dirigir a EAJ, deixando as melhores lembranças e o sentimento de dever cumprido, por ter agido com o objetivo de fazer a unidade uma instituição de ensino público de excelência”, afirmou.

A EAJ-UFRN desenvolve ações de ensino médio-técnico, graduação e pós-graduação, além de pesquisa e extensão, há 70 anos, em ciências agrárias.  Oferta mais de 70 cursos para mais de quatro mil alunos e, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem atividades em 36 municípios do Rio Grande do Norte.

A cerimônia contou com a apresentação musical do grupo de estudantes do curso de ensino técnico da EAJ e com as presenças do secretário estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Guilherme Moraes Saldanha; vice-prefeito de Macaíba, Auri Simplício; e do representante da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima de Costa Neto.

 Nova direção

O professor Ivan Max Freire de Lacerda é bacharel em Ciências da Computação pela UFRN, especialista em Formação Docente pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte e mestre e doutor pela UFRN. Já o professor Márcio Dias Pereira fez graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).