Falta de energia elétrica provoca cancelamento do Enem em dois locais

Campus do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) (Uni-Facef/Divulgação)

A aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi cancelada em pelo menos dois locais neste domingo 4 por conta da falta de energia elétrica por um período prolongado de tempo: em uma universidade de Franca, no interior de São Paulo; e em uma escola de Porto Nacional, em Tocantins. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, os alunos afetados pela decisão poderão refazer a prova nos dias 11 e 12 de dezembro. O órgão não soube informar quantos alunos foram afetados com a decisão.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, a decisão de cancelar a prova por falta de luz partiu do consórcio aplicador do exame, que ainda não apresentou as razões. Estudantes que faziam a prova na cidade de Franca ficaram revoltados, pois o cancelamento da prova ocorreu no fim do dia, quase cinco horas após o início da falta de luz. A maioria dos estudantes ainda estava em sala, tinha resolvido as questões e não queria ter de refazer o exame, pois a nova data pode coincidir com outros vestibulares.

A estudante Gabriela Miloch Dietrich, de 21 anos, que tenta uma vaga no curso de Medicina por meio do Enem ficou revoltada com a decisão pelo fato de os alunos não terem tido a opção de continuar a prova mesmo sem luz. De acordo com ela, a falta de energia ocorreu cerca de uma hora após o início da prova, depois de uma forte chuva que atingiu a cidade.

Veja online