Cidades do interior do RN transmitem conteúdo escolar através do rádio para estudantes da rede pública

Gabriel Silva, estudante em Serra Negra do Norte — Foto: Cedida

Cidades do interior do Rio Grande do Norte estão criando alternativas para que os alunos da rede pública tenham acesso a conteúdos educacionais neste período de pandemia do coronavírus, em que as aulas presenciais estão suspensas em todo o estado.

O desafio em alguns municípios é ainda maior pela ausência de internet e computador na residência de muitos dos estudantes. Assim, o uso do rádio tem sido uma solução na transmissão de conteúdos da escola e na prática de atividades.

Um desses casos acontece no município de Serra Negra do Norte, distante cerca de 320 quilômetros de Natal. A secretaria municipal de educação resolveu criar um programa diário, o Educa Quarentena, para transmitir algumas aulas através de uma estação de rádio. “São trazidos professores que dão aulas de português, matemática, geografia, história, contação de história”, resume a professora Elizandra Maria.

Um dos que tem sido beneficiados com o projeto é Gabriel José da Silva, que faz o 2º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Comandante Alvares Mariz. Para a mãe dele, Salésia Maria da Silva, o programa abrange mais estudantes sendo veiculado pelo rádio. “Isso é muito importante, porque nem todos tem internet e pelo rádio fica mais acessível, todos podem ouvir”, falou Salésia.

“Mesmo em casa, não perdemos a prática de fazer tarefas, ditados, resolver continhas de matemática”, comentou Gabriel.

Para o secretário de educação de Serra Negra do Norte, Petrúcio Ferreira, a alternativa tem sido eficaz. “Estamos de certa forma conseguido atingir várias famílias e essas famílias realizam as atividades, que muitas vezes estão contidas no dia a dia educacional”, explicou.

O programa vai ao ar diariamente das 15h às 16h e tem a participação de professores da rede municipal ministrando as aulas.

G1 RN