Número de empresas fechadas diminuiu em 2015, segundo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, divulgou nesta quarta-feira (4) a Demografia das Empresas 2015, pesquisa que mostrou uma diminuição na taxa de saída das empresas do mercado. O levantamento avalia o desempenho desses empreendimentos no ano, com base nos movimentos de entrada e saída do mercado, além da sobrevivência deles. De acordo com o estudo, 15,7% de empresas fecharam as portas em 2015. O número mostra uma queda cinco pontos percentuais em relação a 2014, quando a série apresentou seu maior índice, de 20,7%.

Newton Marques é professor da UnB e ex-economista do Banco Central. Segundo ele, o fechamento desses negócios em todo país pode ser creditado à recessão que chegou ao país. Isso porque, apesar de uma melhora relativa nesse quesito, mais de um milhão e meio de postos de empregos foram fechados em 2015. Essa contradição pode ser explicada, segundo Newton Marques, por conta de uma mudança nas atividades econômicas desses trabalhadores. “Muitos trabalhadores preferiram a informalização ou até mesmo se tornaram microempreendedores individuais. Então por isso a estatística não mostra um número que se equivale à queda das empresas nesse período”, explica Newton.

A constatação feita pelo economista é confirmada pelo estudo. De acordo com o levantamento, foi registrado um aumento de participação de microempresas no mercado, pulando de 38,5% de 2014 para 40,2% em 2015. Todas as outras categorias – pequenas, médias e grandes empresas – apresentaram queda.