Maternidade Januário Cicco é a 4ª instituição federal mais elogiada do Brasil

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, ocupou pelo segundo ano consecutivo o quarto lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, por meio da Controladoria Geral da União (CGU), segunda colocação na Rede Ebserh.

No período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2020, a administração federal recebeu 4.653 elogios de usuários de serviços públicos de 333 instituições federais, destes 417 elogios foram para a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a primeira do ranking, com 9% do total. Na segunda posição figura o Ministério da Economia, com 375 elogios, em terceiro, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUFMS), com 290 elogios e, na quarta colocação, a MEJC, com 152 manifestações de elogios.

Os principais elogios estão relacionados a satisfação do usuário com o atendimento prestado, a higienização dos ambientes, a assistência hospitalar e ambulatorial, além de agradecimentos aos profissionais de saúde da instituição, colocando a MEJC no patamar das instituições mais bem vistas pelo usuário do SUS.

O resultado é obtido a partir da aferição de manifestações da população junto à Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação (Fala.BR). Entre os tipos de manifestações possíveis estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento), simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR, e esta é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pelo Ministério da Transparência e Controladoria (CGU), o “Painel Resolveu” tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Portal da Tropical