Indústria potiguar fechou 15 mil empregos em seis anos

A crise econômica mundial que atingiu o Brasil com força a partir de 2014 poupou poucos setores de seus impactos, que vão desde demissões em massa ao fechamento de milhares de lojas e fábricas por todo o país. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no entanto, mostram que um setor específico já vivia uma crise no Rio Grande do Norte muito anterior à recessão nacional: o setor industrial.

De 2011 a julho de 2017, foram cerca de 8 demissões diárias, 15.167 vagas de emprego perdidas apenas na indústria de transformação, número que representa aproximadamente 25% do total de vagas existentes atualmente no setor industrial do Estado como um todo.

Dessas mais de 15 mil vagas perdidas, 10.317 (68%) foram apenas na indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecido. Em 2010, no auge da produção têxtil no Estado, a indústria já chegou a gerar quase 30 mil empregos, o que correspondia a 37% do total de empregados na indústria do Estado. A indústria têxtil é apenas um reflexo da situação industrial do RN como um todo: em 2010, o Estado possuía 80 mil ocupados no setor, valor que atualmente representa pouco mais de 60 mil. Informações da Femurn.