Governo do RN inicia Semana Estadual do Meio Ambiente

Um debate virtual sobre a gestão ambiental no cenário da biodiversidade potiguar deu início à Semana Estadual do Meio Ambiente 2020, na manhã desta segunda-feira (01). Participaram da transmissão ao vivo, a profª governadora do RN, Fátima Bezerra; o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti; o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Leon Aguiar; o diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Roberto Linhares, e o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Auricélio Costa.

Na oportunidade, as representações do sistema hídrico e ambiental do Estado discutiram sobre os principais projetos e desafios de suas pastas, bem como reforçaram a importância de se promover o debate junto à população, sobre a responsabilidade ambiental individual e coletiva em tempos de pandemia. Com o tema mundial tratando sobre a diversidade biológica, a programação estadual deste ano aborda a “Biodiversidade do Sertão, do Agreste, do Litoral e da Cidade”.

Em sua fala, a governadora Fátima Bezerra reforçou a necessidade do distanciamento social para defender a vida do povo potiguar e colocou o respeito pela Biodiversidade, como essencial no cenário ambiental do Rio Grande do Norte. “Lembro que há um ano, meus amigos, estávamos deflagrando as atividades da Semana do Meio Ambiente lá no patrimônio ambiental do nosso Estado, que é o Parque das Dunas. Este ano a pandemia nos traz o imperativo do isolamento social. Mas no contexto da pandemia, nessa batalha que estamos travando, ela nos traz também o alerta de que devemos rever os nossos hábitos de consumo, a maneira como extraímos os recursos naturais da terra. Hoje já se sabe que não existe mais o binômio homem-natureza. Hoje somos um só”.

Durante a transmissão, a chefe do Executivo estadual agradeceu a todos que compõem o Idema, a Caern e os demais que fazem parte da pasta hídrica e ambiental do Estado, e falou da satisfação com os resultados que refletem uma gestão feita com muita transparência e compromisso com o estado. “Gostaria de registrar que a Caern, depois de muito tempo, está dando lucro. E é um lucro social, porque é revertido em benefícios para população, dentro do seu papel de promover o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário para toda a população. Estamos muito orgulhosos desses resultados, fruto de uma gestão com toda seriedade e eficiência”, enfatizou. A governadora comentou ainda, que, “precisamos nos reconciliar com a Mãe Terra enquanto há tempo. Temos um país privilegiado em biodiversidade e nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável”.

Dentre as diversas ações, Fátima Bezerra parabenizou o trabalho realizado nas Unidades de Conservação, como o Parque das Dunas e Áreas de Proteção Ambiental que possuem o bioma da Mata Atlântica. “Compartilho do imenso orgulho em sermos um dos estados que zerou o desmatamento de Mata Atlântica. Isso é um incentivo para que continuemos cada vez mais empenhados em proteger o meio ambiente”, afirmou a governadora.

Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, ressaltou a valiosa atuação em conjunto dos órgãos ligados ao sistema Semarh (Idema, Igarn e Caern), nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos, temas importantes na interação com a preservação e conservação da biodiversidade potiguar. “Uma das marcas da gestão da governadora Fátima bezerra é a integração entre as instituições. É assim que estamos trabalhando, compartilhando e alinhando nossas ações para a implantação das políticas e Planos”.

Entre as ações da pasta, o secretário citou a condução das políticas estruturantes do Governo do Estado na área ambiental. “Criamos as comissões para formulação das leis sobre reuso, mudanças climáticas e educação ambiental, envolvendo diversos setores da sociedade, e já elaboramos a minuta das leis sobre a Política de Resíduos Sólidos e criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s). Na área de reuso, temos um importante projeto em curso. A Semarh apresentou à Agência Nacional de Águas (ANA) um arranjo preliminar para implantação de adutoras para a reutilização de água tratada a partir de duas estações de tratamento: a ETE Jundiaí-Guarapes e a ETE Jaguaribe, na Zona Norte. A ANA já disse que tem interesse em nos apoiar financeiramente”, destaca João.