Governo do RN cria Política Estadual para erradicação do sub-registro civil

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta sexta-feira (18), da Plenária virtual do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE). O evento faz parte da Semana Freireana de Lutas pela Vida e pela Educação Pública, que acontece desde o dia 14 deste mês e segue até o dia 23 de setembro, homenageando Paulo Freire, educador, filósofo e pedagogo reconhecido como um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial e patrono da educação brasileira.

Professora por formação e profissão, Fátima Bezerra ressaltou em suas palavras iniciais a importância da plenária em um momento de tantos retrocessos e desmontes da educação nacional. “Continuo a defender a educação como direito de todos e dever do estado, direito duramente conquistado na Constituição de 1988. Tenho orgulho em ter participado como parlamentar, representando o Congresso Nacional, do movimento de organização do Fórum Nacional de Educação e afirmar que nos unimos na luta em defesa de um projeto de educação de natureza pública, gratuita, laica, democrática, emancipatória, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada e este continua sendo meu projeto no Estado do Rio Grande do Norte”, enfatizou.

No tocante à pandemia do novo coronavírus e a aulas presenciais no Rio Grande do Norte, a chefe do Executivo Estadual lembrou que o estado foi um dos primeiros a suspender as atividades. “Em 18 de março publicamos o primeiro Decreto de suspensão das atividades. Sempre na expectativa do retorno, chegamos a publicar quatro decretos e decidimos que as atividades presenciais só retornam em 2021. O mais importante é a preservação da vida. Eu não vou colocar em risco a vida dos professores, alunos e pais. E essa decisão foi baseada no Comitê Científico da Secretaria de Saúde”, destacou Fátima.