Flexibilização: Governo do RN autoriza reabertura de parques e museus com 50% da capacidade

Parques reabrirão, mas só para atividades individuais ou familiares. Aglomerações seguem proibidas – Foto: José Aldenir / Agora RN

O Governo do Rio Grande do Norte autorizou nesta quarta-feira 26 a reabertura de parques urbanos, parques de diversões, museus e aquários, equipamentos que estavam fechados no Estado como medida de prevenção do novo coronavírus. A flexibilização está prevista em uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado.

Para funcionar, os locais deverão seguir uma série de regras, sendo a principal delas a limitação da capacidade. De acordo com a portaria, no primeiro momento, os equipamentos só poderão receber até 50% da capacidade total. A partir do dia 9 de setembro, esse percentual sobe para 75%. Por fim, do dia 23 de setembro em diante, os locais poderão receber o máximo de sua capacidade local.

Além disso, os parques, museus e aquários terão de respeitar um protocolo sanitário, que prevê distanciamento de 1,5 metro entre frequentadores e funcionários, controle em tempo real do público e a higienização dos ambientes. Todos devem usar máscaras de proteção contra a Covid-19.

Além disso, os estabelecimentos deverão recomendar a visitação apenas para atividades individuais ou familiares, como caminhadas. Aglomerações estão proibidas. A compra de ingressos deverá ser preferencialmente pela internet, para evitar a formação de filas e operação de cédulas de dinheiro.

Agora RN