Cidade da Colômbia que prende pelo pé quem fura isolamento tem 1º caso de covid-19

foto: Reprodução/Facebook)

A cidade de Tuchín, no norte da Colômbia, que ficou famosa por prender pelos pés e em praça pública quem desrespeitasse o isolamento social, registrou neste fim de semana seu primeiro caso de covid-19.

Segundo um comunicado da prefeitura, divulgado no Facebook do prefeito Alexis Salgado, o paciente é uma mulher de 32 anos, que tem câncer de estômago. Ela está assintomática e cumpre isolamento em casa. 

Tuchín tem cerca de 40 mil habitantes. Apenas para se ter uma ideia, se seguisse a mesma proporção de infectados, o Distrito Federal, cuja população é de 3.015.268, teria 75 casos confirmados de coronavírus. Atualmente, são 16.964.

A Colômbia é o 5º país da América do Sul (atrás de Brasil, Peru, Chile e Equador) em casos de covid-19, com 39.364 pacientes diagnosticados e 1.323 mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Punição para quem furar isolamento

Em abril, a cidade colombiana chamou a atenção do mundo pela forma exótica de punir quem desrespeitasse o isolamento social — apontado por autoridades internacionais de saúde como melhor forma de conter a propagação do novo coronavírus. Os infratores eram presos pelo pé em praça pública. “Hora de tomar consciência, a covid-19 não é um jogo, cuidamos da nossa saúde pelo bem-estar de todos”, justificou Alexis Salgado, à época.

Correio Braziliense