Banco do Nordeste lança Planos de Ação Territorial em Angicos, Assú e Mossoró

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) contempla os territórios do Sertão Central e Litoral Norte, Açu-Mossoró 1 e Açu-Mossoró 2. Neste sentido, os Planos de Ação Territorial (PATs) desenvolvidos em parceria com entidades, instituições, universidades, prefeituras, Organizações Não-Governamentais (ONGs), associações e sindicatos ligados ao campo são lançados nesta segunda, 18, em Angicos, na terça-feira, 19, em Assú, e na quarta-feira, 20, em Mossoró.

Criado para contribuir com a organização, fortalecimento e elevação da competitividade de atividades agropecuárias características de cada região, dentro da área de atuação do BNB, que compreende os nove estados nordestinos, mais norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o PRODETER Banco do Nordeste abrange projetos de apoio à bovinocultura leiteira implantados no Rio Grande do Norte, nos territórios do Alto Oeste, Seridó e Sertão do Apodi; um de mandiocultura, no Território Agreste e Litoral Sul, e um de avicultura, no Território do Trairi.

O Programa tem mais três eventos ainda este mês: no dia 26, em São Paulo do Potengi, ocorre o lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite do Território Potengi; no dia 27, em Touros, o Comitê Gestor do Território Mato Grande 2 lança o PAT da Fruticultura (banana, coco e caju) e, no dia seguinte, em João Câmara, o Plano de Ação Territorial da Cajucultura, do Território Mato Grande 1.

No Rio Grande do Norte, o Prodeter Banco do Nordeste chega a dez territórios, com 11 projetos beneficiando cinco cadeias produtivas, responsáveis pela maior parcela de renda e ocupação do homem do campo. Além de trabalhar para organizar as atividades escolhidas pelas próprias comunidades, o Banco tem papel fundamental para o êxito das ações com sua política de crédito.