Arrecadação do Simples no RN cresce 14,5% no primeiro semestre

Arrecadação com imposto sobe no RN, apesar de desaceleração da economia (foto: ABr)

Arrecadação com imposto sobe no RN, apesar de desaceleração da economia (foto: ABr)

Apesar de um cenário de estagnação econômica, o resultado da arrecadação do Simples Nacional no Rio Grande do Norte foi positivo para os primeiros seis meses do ano e apresentou avanços em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

Os pequenos negócios, instalados no Rio Grande do Norte, foram responsáveis por repassar aos cofres públicos, em junho, mais de R$ 13,9 milhões em tributos, principalmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS). O valor é 11,8% maior do que o recolhido das empresas desse segmento no mesmo mês de 2014.

Com isso, já foram mais de R$ 88,6 milhões injetados nos tesouros municipais e estadual ao longo dos seis primeiros meses do ano, o que representa um crescimento de 14,5% em comparação com o primeiro semestre de 2014.

Os dados da arrecadação das micro e pequenas empresas em junho foram divulgados pela Receita Federal e são referentes ao recolhimento de tributos das empresas optantes do Simples no Rio Grande do Norte. Esse regime fiscal reúne atualmente mais de 25 mil empresas no estado.