Recife reabre praias e parques para atividades físicas individuais e volta com ciclofaixa

Praias do Recife, como Boa Viagem, estão “fechadas” desde 4 de abril. Reabertura parcial ocorre neste domingo (21). (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

A partir deste sábado (20), a população pode voltar a praticar exercícios físicos individuais nas praias e parques do Recife, como corrida, caminhada e ciclismo.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Geraldo Julio nesta sexta-feira (19), levando em consideração a autorização dada pelo governo de Pernambuco, dados técnicos da plataforma D.A.D.O e estudos da equipe de Saúde da prefeitura. Também neste fim de semana, no domingo (21), a tradicional ciclofaixa de Turismo e Lazer volta a vigorar nas principais vias da capital.

O banho recreativo de mar, mesmo sozinho, continua proibido. Assim como a formação de aglomerações, ainda que pequenas, para beber, comer, tomar sol ou praticar atividades físicas coletivas. Ainda, as pessoas deverão deverão manter distanciamento físico umas das outras, usar máscaras e manter os cuidados de higiene pessoal. A medida é um teste e pode ser suspensa a qualquer momento, caso a pandemia volte a avançar na cidade.

Segundo Geraldo Julio, a decisão foi tomada levando em consideração as recomendações técnicas da plataforma D.A.D.O – parceria da prefeitura com o Porto Digital, estudos das equipes municipais de Saúde e a decisão do governo de Pernambuco em deixar as cidades livres para decidir sobre o assunto. “Tudo isso foi possível graças ao isolamento social feito pelo recifense. E cabe a nós mantermos todos os cuidados para que essas conquistas permaneçam”, pontua.

O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, reforça a importância das medidas sanitárias básicas. “Não estamos falando de um retorno à vida normal, e sim do ‘novo normal’, onde a moderação e os novos hábitos são fundamentais. E essa reabertura funciona como um teste, assim como aconteceu em outros locais do mundo. Nessa fase a gente deve buscar o equilíbrio entre o efeito positivo das atividades físicas na saúde do corpo e da mente, mas sempre pensando que há o risco da transmissão do vírus”, adverte.

A ciclofaixa de turismo estava suspensa desde 22 de março. Já praias e parques foram fechados em 4 de abril. Para ajudar a fazer cumprir os vetos, a Prefeitura do Recife colocou agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal nesses espaços, além de contar com auxílio da Polícia Militar (PM).

Entretanto, nem sempre a população levou a sério os vetos. No último domingo (14), o Diario mostrou que a movimentação na Praia de Boa Viagem seguia intensa, como se nada tivesse sido decretado, mesmo com a presença dos agentes públicos. Muitas pessoas foram até lá passear ou passar tempo com amigos e familiares na faixa de areia, andar com animais de estimação e praticar exercícios físicos. Alguns sequer usavam máscara e teve até quem arriscasse tomar um banho de mar.