Idosa de 92 anos morre com Covid-19 dias depois de receber homenagem em hospital do Rio por ter se curado

Idosa Rosa Neves, 92 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Do G1 – A dona de casa Rosa Neves, de 92 anos, morreu com o novo coronavírus 19 dias após receber uma homenagem do Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, por ter supostamente se curado da doença.

A informação de que ela estava com Covid-19 quando morreu está no atestado de óbito da idosa, que faleceu na última segunda-feira (20) em um hospital em Duque de Caxias.

No dia 1º de julho, Rosa recebeu uma placa dizendo “Eu venci a Covid” após receber alta médica no Evandro Freire, mas a família diz que nunca recebeu o laudo do exame atestando a cura. Neto de Rosa, Ricardo Pereira dos Santos acredita que a avó entrou no hospital apenas com mal-estar e saiu da unidade contaminada.

“Eu acredito que ela tenha se contaminado no hospital. Tenha trazido isso do hospital, da primeira vez. Até o momento que ela foi se internar, ela estava isolada completamente. Ela, meu avô e minha tia não recebiam a visita para ninguém. Eu trazia a compra e deixava na porta de casa. Eu nem entrava”, disse o neto.

Após receber a idosa em casa, outros quatro familiares apresentaram sintomas e testaram positivo para a doença. Entre eles, o marido de Dona Rosa, Edvaldo Pereira dos Santos, 93 anos.

“É desesperador, a gente fica sem saber o que aconteceu. Eu acho que ela pegou a primeira vez no hospital. Ela entrou e não tinha. Eu creio que ela pegou antes de ela sair do hospital. Tenho quase toda certeza. Porque aqui na família a gente não tinha nenhum caso. Eu acho que ela acabou transmitindo para a gente”, contou Eliene Pereira dos Santos, filha do casal.

A família contou ao G1 que Rosa Neves sentiu febre e procurou atendimento no Hospital Evandro Freire. Apesar de, segundo a família, não apresentar qualquer resultado positivo de testes para Covid-19, o hospital iniciou o tratamento. Oito dias depois, a idosa recebeu alta médica com homenagens, placa e balões da equipe médica.

Os familiares chegaram a fazer um teste, em clínica particular, no mesmo dia em que ela recebeu alta, 1º de julho. O resultado foi negativo para Covid-19. Mas os parentes acreditam que ela estava recém-infectada e o laudo não constatou a doença.

Dias depois, já em casa com a família, Rosa Neves voltou a se sentir mal e procurou o hospital. Os médicos informaram a família que novamente era Covid-19 e ela teria que ser internada. Um dia depois, a paciente — diagnosticada com Alzheimer e supostamente Covid — foi transferida para o Hospital São José, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sem que a família fosse avisada.