Estudo prevê risco de novo pico da covid-19 em Manaus até agosto

Unidade de Terapia Intensiva do covid-19 do Hospital Gilberto Novaes em Manaus(foto: MICHAEL DANTAS/AFP)

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alerta para o risco de um novo pico da contaminação pela covid-19 nos meses de julho ou agosto por causa, principalmente, da reabertura gradual do comércio em Manaus. A equipe trabalha com elaboração de um estudo completo que deverá ser divulgado nas próximas semanas.

De acordo com estimativa da equipe, apenas a capital do Amazonas pode alcançar o número de 200 mil casos simultâneos da doença, caso seja mantida a reabertura. Ainda segundo os pesquisadores, a cidade poderá registrar mais 3 mil mortes causadas pela covid-19 com a redução do distanciamento social.

Professor do Departamento de Matemática da Ufam e integrante da equipe de pesquisadores que coordenou o estudo “Curva de Contaminação Covid-19 – Estado do Amazonas”, Wilhelm Alexander Steinmetz, alerta para a gravidade da situação. “Todo dia temos centenas de novos casos. O número de óbitos está bem acima do normal, com cerca de dez por dia. Isto é preocupante. Dez óbitos por dia causados por uma doença, em tempos normais, seria razão para grande alarme, mas as pessoas naturalizaram esta situação”.

Correio Braziliense