João Câmara: Prefeito Manoel participa da abertura da Copa de Futsal Monsenhor Luiz Lucena

24/04/2024 12:48 pm

Fotos: reprodução redes sociais

O prefeito de João câmara, professor Manoel Bernardo participou da abertura de mais uma edição da Copa de Futsal Monsenhor Luiz Lucena.

Na ocasião fez a distribuição de material esportivo e uma emocionante homenagem ao ex-árbitro de futebol Ramiro Farias (in memórian).

“Foi uma felicidade poder abrir a Copa Monsenhor Luiz Lucena de Futsal em João Câmara! O esporte é vida, e estamos comprometidos em promover atividades que unem nossa cidade”, disse Manoel Bernardo.


Redução de dinheiro físico altera rotina do comércio

24/04/2024 11:45 am

Foto: Aléxis Régis/TN

Resultado da maior movimentação de transações via Pix, a redução de dinheiro em espécie vem afetando o dia a dia do comércio e serviços. Lançado em 2020, o Pix é um projeto do Banco Central (BC) de digitalização da economia e feito para reduzir os custos do Banco Central com a produção e circulação da moeda física. Mas, se por um lado, o novo modelo de realizar transações agilizou e facilitou as operações, por outro, trouxe dificuldade quando se recorre à moeda física. Passar troco tem se tornado um desafio para os comerciantes que veem a situação sem otimismo.


Em lojas de Natal, é perceptível a preferência dos clientes pela modalidade digital, o Pix. A escolha preocupa os comerciantes que, pela ausência do dinheiro em espécie, sentem maior dificuldade para passar o troco para seus clientes. Há situações em que precisamrecorrer ao PIX para repassar troco, porque não dispõem da moeda em papel.

“Depois do Pix ficou difícil, o dinheiro miúdo no comércio ficou bem complicado. (…) A gente tem que passar até troco mesmo no Pix, porque muitas vezes a gente não tem para dar ao cliente e para não perder uma venda, a gente se habilita a fazer até mesmo isso”, contou a comerciante Graciana Oliveira.

(mais…)

Vereadores de Jandaíra/RN participam esta semana da XXIII Marcha dos Legislativos em Brasília

24/04/2024 11:29 am

Fotos: Divulgação

A XXIII Marcha dos Legislativos Municipais e Gestões Públicas é uma mobilização nacional de agentes públicos municipais, que debate temas nacionais de interesse dos municípios e do parlamento municipal, oportuniza a troca de experiências e informações entre os participantes de todas as regiões do país, criando ações positivas pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal brasileiro.


Deputada diz sofrer “crentefobia” após sugerir plenária só com homens

24/04/2024 11:00 am

Foto: reprodução/redes sociais

Após ter recebido críticas por sugerir que a sessão plenária do Dia da Família fosse realizada apenas entre parlamentares homens, a deputada estadual do Maranhão Mical Silva Damasceno (PSD) afirmou nessa segunda-feira (22) que foi vítima de “crentefobia”.

Em vídeo publicado no seu Instagram, ela diz estar “sofrendo ataques de misógino de quem me acusa de misoginia”. Segundo a deputada, quando ela falou sobre submissão da mulher, se referiu ao ensinamento bíblico que coloca o homem como provedor do lar.

“Quando propus uma sessão solene da família, mobilizando os homens, estava me referindo a uma solenidade no plenário, e não que a Assembleia Legislativa deve ter apenas deputados homens na sua composição”, disse a deputada.

Na última quarta-feira (17), a deputada defendeu durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão que apenas homens devem participar da sessão solene que será realizada no dia 15 de maio, em comemoração ao Dia da Família.

(mais…)

João Câmara: Projeto de Pequena Adutoras beneficiará assentamentos Boa Sorte e Xoá

24/04/2024 10:38 am

Fotos reprodução/redes sociais

Uma parceria da Prefeitura de João Câmara com o Incra através do projeto Pequenas Adutoras irá garantir água de qualidade para os moradores dos assentamento Xoá e Boa Sorte.

Esta semana o prefeito Manoel Bernardo recebeu em seu gabinete a representante do Incra, o sindicalista Francisco Matias (Renda) e a representantes dos assentados, Lúcia da Boa Sorte para tratar dos preparativos finais para inauguração das adutoras em maio.

“Estamos muito felizes em anunciar o lançamento do projeto, em Parceria com o INCRA e as famílias assentadas, de pequenas adutoras que irão beneficiar as comunidades de Xoa e Boa Sorte. Essa iniciativa vai levar água para as famílias dessas localidades, promovendo saúde, bem-estar e melhorando a qualidade de vida de todos”, destaca o prefeito Manoel Bernado.

“Juntos, estamos transformando realidades e construindo um futuro mais sustentável e inclusivo para todos. Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto e convidamos a comunidade a se juntar a nós nessa jornada de progresso e solidariedade”, concliu Manoel.


Caicó: Homem passa noite em carro por falta de vagas em hospital

24/04/2024 10:16 am

O Potengi

Foto: reprodução/o potengi

Um servidor público municipal de Caicó foi obrigado a passar a madrugada desta terça-feira (23) dentro de seu veículo no estacionamento do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, devido à falta de vagas na unidade hospitalar.

Segundo informações de um familiar, o servidor, que apresentava problemas de saúde, procurou o hospital e precisou ser internado. No entanto, o hospital não dispunha de vagas naquele momento.

A queixa sobre a falta de insumos básicos também é constante. Segundo informações, falta até copo descartável e os poucos materiais que a unidade possui, são de péssima qualidade.

Neste final de semana, uma senhora veio a óbito em uma poltrona do hospital. De acordo com seu neto, “minha avó faleceu domingo, em uma poltrona toda inchada, porque não tinha cama para ela, isso é um absurdo”, afirma.


Em ação civil pública, MPRN cobra nomeações de aprovados no concurso da Polícia Civil

24/04/2024 10:06 am

Foto: divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte protocolou uma ação civil pública cobrando a nomeação dos aprovados no último concurso para a Polícia Civil. A ACP foi protocolada nesta terça-feira (23) e pede que o Estado seja obrigado a nomear 155 candidatos aprovados nas cinco etapas do concurso.

A ação pede ainda que o Poder Executivo seja condenado a realizar, até o final do exercício de 2027, novo curso de formação e/ou novo concurso público que viabilizem nomeações de policiais civis em quantidade suficiente para integralizar a metade do efetivo policial civil previsto em lei (175 delegados, 2.000 agentes e 400 escrivães), conforme previsto na Lei Estadual n.º 11.671/2024.

O MPRN aponta que a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Rio Grande do Norte sinaliza que a instituição deve funcionar com, pelo menos, 80% de seu efetivo, o que totalizaria 4.120 policiais civis, sendo 280 delegados, 3.200 agentes e 640 escrivães. Atualmente, no entanto, o quadro conta com 1.748 servidores, sendo 219 Delegados, 1.314 Agentes e 215 Escrivães.

(mais…)

Poço Branco: Morre aos 100 anos, Antonia Victor da Silva, mãe do Monsenhor Robério Camilo

24/04/2024 9:25 am

Faleceu nesta terça-feira (23) em Poço Branco, onde residia, a senhora Antonia Victor da Silva, mãe do Monsenhor Róbério Camilo da Silva, vigário Episcopal paras as instituições sociais e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no bairro de Mãe Luiza em Natal, e do sr. Francisco Camilo da Silva, ministro da Sagrada Eucaristia em Poço Branco.

Dona Antonia Victor tinha 100 anos de idade. às 15h será celebrada a missa de corpo presente na Igreja de Santa Teresinha em Poço Branco e em seguida o sepultamento.

A Arquidiocese de Natal publicou Nota de Pesar:
A Arquidiocese de Natal recebeu, com pesar, a notícia do falecimento da senhora Antônia Victor da Silva, aos 100 anos de idade, na cidade de Poço Branco. Ela era a mãe do Monsenhor Robério Camilo da Silva, Vigário Episcopal para as Instituições Sociais e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza, Natal. Nesta quarta-feira, às 15h, será celebrada a missa de corpo presente, na Igreja de Santa Teresinha, em Poço Branco, seguida do sepultamento.
Que o Senhor, Pai de infinita bondade, acolha essa sua filha na morada eterna, e conceda paz e consolação ao Mons. Robério e demais familiares.


Anticiclone: entenda fenômeno que deve atingir o país até maio

24/04/2024 8:44 am

Metrópoles

Foto Ritthichai/Getty Images

Nos próximos dias, um fenômeno meteorológico conhecido como anticiclone, ou zona de alta pressão, tomará conta de parte do Brasil, impactando diretamente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. O sistema, caracterizado por uma massa de ar seco e quente, agirá como uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e promovendo um aumento das temperaturas.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, o anticiclone é uma área de alta pressão que mantém o ar seco e quente em sua área de influência, inibindo a formação de nuvens de chuva. Este padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prevê-se que o anticiclone se fortaleça nos próximos dias sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, antes de migrar para o Sudeste entre o final de abril e início de maio.

(mais…)

Touros: Prefeito Pedro Filho comemora avanços na educação, conforme resultado preliminar do SAEB 2023

24/04/2024 8:20 am

A gestão do prefeito Pero Filho em Touros (RN) apresentou resultados positivos na área da educação, conforme resultado preliminar do Saeb 2023, divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os números divulgados mostram avanços revelam avanços significativos na Educação Básica de Touros na atual gestão. Mais de 80% das escolas paraticiparam do processo, fato que nunca aconteceu em nenhuma das gestões passadas.

Várias instituições registraram avanços na proficiência em comparação com os resultados de 2019. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, houve progresso notável na proficiência dos alunos.

“Nossa Gestão é pautada pelo avanço na educação! Os números mostram isso, ainda não é o ideal, mas é histórico o avanço!”, destaca o prefeito Pedro Filho.


Jandaíra: Câmara Municipal marca presença na celebração de abertura da festa do Paderoeiro São José Operário

24/04/2024 8:02 am

Em um momento de profunda devoção e união, celebramos a Missa de Abertura da Festa em honra ao padroeiro São José Operário. Sob a bênção e acolhida calorosa de Dom João Santos Cardoso, arcebispo metropolitano de Natal, reunimos-nos para renovar nossos votos de fé e gratidão.

✨A presença marcante do presidente Matias Filho e dos vereadores Anderson Aguiar, Thiago Aguiar, Raimundo Farias, Yure Carneiro, Ivanaldo Alexandre e Ricardo Paulino, ao lado da prefeita Marina Dias e dos secretários municipais, encheu nossos corações de alegria e esperança

Juntos, fortalecemos os laços espirituais que nos unem como comunidade, reafirmando nosso compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento de Jandaíra.

Que esta celebração seja o início de uma jornada abençoada, guiada pela sabedoria e proteção de São José Operário. Que sua intercessão nos inspire a seguir os caminhos da justiça, solidariedade e fraternidade.


Natal: prefeito Álvaro Dias culpa governo do PT por atraso em obras na capital

24/04/2024 7:48 am

Foto: reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), em entrevista ao Jornal das 6 da rádio 96 FM, desta terça-feira (23) apontou um culpado pelas dificuldades enfrentadas por algumas obras iniciadas ou projetadas na gestão dele: o Governo do PT. Citando dois casos específicos, o prefeito ressaltou a situação da Ponte de Igapó e a engorda da praia de Ponta Negra.

Álvaro Dias relembrou a demora para iniciar a obra da Ponte de Igapó e o atraso no andamento dos reparos, feitos pelo DNIT, “órgão federal, indicado pelo Governo do PT”, afirmou. “A engorda não começou ainda porque o Idema não deu a licença. O idema que é um órgão ligado ao Governo do PT”, acrescentou o prefeito. 

“Você veja que todas as dificuldades, a maioria delas, é criada pelo Governo do PT”, acrescentou. Com informações do portal 96 FM


Rio Grande do Norte: mais de 277 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do Acredita

24/04/2024 7:27 am

Presidente Lula, ministros, autoridades e potenciais usuários das novas opções de crédito no evento de lançamento do Acredita. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Rio Grande do Norte tem atualmente mais de 277.842 Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem ser beneficiados pelo Programa Acredita, lançado nesta segunda-feira (22/4) pelo Governo Federal. Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores da economia.

“Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito”, disse Lula.

“Não tem nada mais imprescindível para uma sociedade, qualquer que seja ela, se desenvolver, se ela não tiver condições de ter oportunidade e se não tiver crédito. Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito”, afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.

(mais…)

Maior evento de Turismo do RN acontece nesta sexta e sábado no Centro de Convenções de Natal

24/04/2024 7:14 am

10 ª Femptur reúne cerca de 50 municípios em exposição com viagens, passeios, artesanato, gastronomia, cultura, história, produtos da agricultura familiar – entrada gratuita

Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (26) e segue até o sábado (27), a edição comemorativa de 10 anos do maior evento de turismo do RN, a Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN – FEMPTUR. A Feira acontece no Centro de Convenções de Natal, das 14h às 22h, a entrada é gratuita e livre para todas as idades. 

São cerca de 50 municípios reunidos, ou seja, um terço da oferta total do Rio Grande do Norte, já que este reúne, ao todo, 167 municípios. No local, exposição com o melhor do turismo ecológico, religioso, gastronômico, litorâneo, além de muito artesanato, espaço dedicado à agricultura familiar, palco para apresentações culturais, praça de alimentação e espaço kids “raiz”. Pelos corredores do evento, o público sempre é surpreendido por ações criativas, tecnológicas e de experiências, com um único intuito: apresentar ao visitante a força turística dentro do Estado.  

Dentro da programação da Feira, também haverá a já consolidada premiação dos três melhores estandes nas modalidades: Ambientação, Originalidade e Interatividade. Todos os municípios participantes da 10ª Femptur vão receber homenagens em momento de integração do Turismo do RN, no palco principal.

(mais…)

Presidente nacional do PSDB vem prestigiar evento com pré-candidatos no RN, em maio

24/04/2024 6:54 am

PSDB quer reunir todos os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores do Estado

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira vão reunir deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do Rio Grande do Norte, em evento da sigla. No dia 10 de maio (sexta-feira), as 9h30, acontece no auditório da Assembleia Legislativa o “Encontro com Tucanos Potiguares”.

Marconi Perillo tem viajado pelo Brasil promovendo uma série de encontros estratégicos para mobilizar as lideranças regionais e fortalecer o PSDB para as Eleições de 2024. A vinda de Perillo ao RN tem como objetivo incentivar a participação ativa dos filiados potiguares. Além de fomentar candidaturas, Perillo também busca o apoio necessário para manter o partido forte no Rio Grande do Norte, que é um dos cinco maiores do Brasil.

Para as Eleições 2024, os tucanos potiguares continuam crescendo. De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP3), o partido liderado por Ezequiel Ferreira está vigente em 133 municípios, marcando presença em todas as regiões do Estado. O partido também recebeu filiações de prefeitos como Arthur Teixeira (Guamaré), Marineide Diniz (Carnaubais), Dr. Renam (Campo Redondo), Nixon Baracho (Alto do Rodrigues), Marcos Cabral (Vera Cruz), Novinho (Cerro Corá), Mazé (Martins), Carlinhos (Parazinho), e Luiz Bandeira (Pedra Preta), que vai concorrer este ano mais um mandato na região Central.

(mais…)

Psicóloga é encontrada morta dentro de clínica no interior do RN

24/04/2024 6:24 am

Ponta Negra News

Foto: Reprodução/Instagram

A psicóloga Fabiana Maia Veras foi encontrada morta dentro da clínica no município de Assú (RN), distante 235 quilômetros de Natal, na noite desta terça-feira (23).

De acordo com a Polícia Militar, a psicóloga foi encontrada caída e já sem vida. Ainda segundo a polícia, o corpo estava amarrado, com punhos cortados e havia muito sangue no local.

Fabiana tinha 45 anos e era muito conhecida na região. Em seu perfil no Instagram, muitas publicações de cunho profissional com mensagens de incentivo e apoio emocional. O último vídeo publicado nos stories foi postado há 11 horas. Na mensagem, ela incentiva às pessoas a não pensarem nem falarem coisas negativas sobre si mesmas.

Na postagem fixada com as informações profissionais da psicóloga, várias mensagens estão sendo publicadas desde que saíram as primeiras informações sobre a morte de Fabiana.


João Câmara: Criminoso invade Ginásio João Lucas e quebra câmera de monitoramento

24/04/2024 6:04 am

Foto: reprodução (veja vídeo no instagram do blog)

Na noite deste domingo, 21 de abril, por volta das 20hs, um homem não identificado invadiu o Ginásio João Lucas as margens da BR 406 em João Câmara/RN. As câmeras do sistema de monitoramento da Prefeitura Municipal registraram toda a movimentação e constatou que o criminoso se certificou que não havia ninguém nas dependências do ginásio, para assim entrar no local. Além disso, uma mulher também não identificada, acompanhava do lado de fora do ginásio toda a investida do meliante.

Ao sair do ginásio, o criminoso percebeu que estava sendo filmado, escondeu o rosto e jogou pedras contra a câmera de monitoramento, resultando na quebra da mesma.

O Prefeito Manoel lamentou o ocorrido e informou que uma nova câmera já foi devidamente instalada substituindo a danificada pelo vândalo. Informou também que já acionou as autoridades competentes para tentar identificar o criminoso. Além disso, propôs a ampliação das áreas cobertas pelas câmeras de monitoramento na cidade e que irá solicitar a intensificação da ronda que é realizada pela Guarda Municipal para evitar novos casos de vandalismo.


Pedro Avelino: MPRN recomenda ações corretivas para aprimorar o atendimento à saúde na cidade

24/04/2024 5:50 am

Foto: reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que sejam adotadas medidas para corrigir várias não conformidades identificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pedro Avelino. Para isso, emitiu uma recomendação ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, para que implemente as medidas necessárias dentro de 30 dias.

A primeira providência recomendada é a necessidade de aumentar o número de agentes comunitários de Saúde nas UBSs, de forma a garantir a cobertura de toda a população adscrita. Isso é especialmente importante em áreas de grande dispersão territorial, onde deve ser estabelecido o máximo de 750 pessoas por agente, conforme portaria.

Além disso, o MPRN sugere a possibilidade de destinação de um servidor administrativo para exercer suas funções nas UBSs, evitando que essas atribuições sejam acumuladas pelo enfermeiro ou pelo técnico de enfermagem da equipe.

Outra orientação é a reorganização dos ambientes da unidade, de modo que contemple os ambientes essenciais recomendados pela Política Nacional de Atenção Básica.

(mais…)

MPRN ajuíza ação civil e pede encerramento integral da greve de servidores da Polícia Civil

24/04/2024 5:40 am

Foto: divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou nesta terça-feira uma ação civil ordinária pedindo o encerramento imediato da greve dos servidores da Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), o restabelecimento urgente dos serviços de polícia judiciária de forma integral em todo o Estado, inclusive com imposição de multa diária ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol). A ação foi protocolada junto ao Tribunal de Justiça.

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) também pede na ação civil que, após julgado procedente o mérito para declarar a ilegalidade do movimento paredista dos servidores da Polícia Civil e a determinação do encerramento da greve, haja desconto da remuneração dos policiais pelos dias de paralisação.

O MPRN pediu ainda que o Governo do Estado seja intimado para intervir na demanda e a condenação do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol) ao pagamento das custas processuais.

(mais…)

Funcionário baleado e decapitado dentro de hospital em Fortaleza

24/04/2024 5:27 am

g1 CE

Foto: Arquivo pessoal

Um funcionário foi morto a tiro e teve a cabeça decapitada dentro das dependências do Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (23). O corpo da vítima, que trabalhava no setor de alimentação do hospital, ficou caído no refeitório da unidade. Outra pessoa também ficou ferida. O suspeito fugiu após o crime, mas foi preso na tarde desta terça.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Ceará, Samuel Elânio, a companheira do suspeito trabalha no hospital e o crime teria sido motivado por ciúmes. “Ele já vinha apresentando atitudes de uma pessoa ciumenta e já teria dado indícios de que poderia praticar algo semelhante a isso”, explicou.

Conforme o secretário, o suspeito do crime é ex-funcionário do hospital e foi demitido há mais de um ano. Ele teria conseguido acesso à unidade de saúde por meio do reconhecimento facial, que ainda estava ativo.