Sindasp-RN afirma que agentes penitenciários estão em total alerta

Depois de dois atentados em apenas dois dias, os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte estão em total alerta e temorosos com a segurança pessoal e nas unidades prisionais. Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, a situação é tensa há muito tempo.

“Não é de hoje que nós reclamamos da falta de estrutura e cobramos mais e melhores condições de trabalhos para os agentes penitenciários. Hoje e no sábado, quase perdíamos colegas de trabalho. Será preciso morrer alguém para que atitudes sejam tomadas?”, questiona Vilma Batista.

Ela lembra que, em 2013, um agente penitenciário foi assassinado durante a tentativa de resgate de um preso. No ano passado, e já neste ano, viaturas e carros de agentes penitenciários foram alvos de atentados, tendo caso, inclusive, de veículo incendiado.

“Os bandidos afrontam o Sistema Penitenciário e o Sistema de Segurança, porque sabem da fragilidade do Governo do Estado nesses setores. Infelizmente, o crime organizado está bem articulado, dentro e fora das cadeias e, sem dúvida, deve ter ligação com esses atentados. Então, esperamos que seja dada uma resposta”, afirma.