VI Semana do Bebê: Secretaria de Saúde promove visitas das gestantes ao Hospital Manoel de Lucas

A Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré executa uma das ações mais exitosas da Semana do Bebê, através das visitas realizadas ao Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, onde as gestantes do município atendidas pelos ESF’s (Estratégia Saúde da Família) podem conhecer a estrutura que irá atendê-las na hora do parto.

Divididas por grupos de acordo com a unidade pelas quais são acompanhadas. No primeiro momento, é realizada palestra sobre gravidez e os tipos de parto, onde é apresentado às gestantes os benefícios do parto normal tanto para mãe, quanto para o bebê.

Elas aproveitam para tirar dúvidas corriqueiras sobre a gestação, e as enfermeiras aproveitam para desconstruir mitos e preconceitos. Após a parte teórica, as visitantes são convidadas a conhecer as instalações do Hospital, para que saibam exatamente os procedimentos pelos quais vão passar durante o parto. A visita é iniciada pela sala de pré-parto, em seguida são apresentados os alojamentos conjuntos, e finalizada na sala de parto.

A ação foi extremamente satisfatória e pertinente, visto que as gestantes tiveram a oportunidade de conhecer a sala onde irão realizar o parto, o que proporciona uma aproximação com o ambiente, como também, a confiança juntamente aos profissionais que as orientam continuamente sobre todo processo da gestação.

Guamaré em Dia