Trabalhadores rurais ocupam entrada de canteiro de obras no Assentamento Nova Jerusalém em Parazinho

O movimento será por tempo ideterminado

O movimento será por tempo ideterminado

Ontem(12), os trabalhadores rurais do assentamento Nova Jerusalém no município de Parazinho/RN, ocuparam a entrada do canteiro de obra nas dependências da comunidade. A ocupação foi liderada pelo representante do MST no município Irismarqueks Alves.

Foram mais de 200 trabalhadores terceirizados que foram impedidos de entrar no canteiro de obras, além de 3 carretas, 1 ônibus, 1 ambulância e mais de 20 carros menores. Também foi impedida a saída de qualquer equipamento e maquinas. A segurança foi reforçada, mas até o momento não houveram confrontos.

“O bloqueio permanecerá por tempo indeterminado até o presidente da Copel do Paraná/PR atenda as reivindicações do coletivo. O povo do assentamento merece respeito”. afirma o presidente do assentamento Jeneci Dias.

A pauta de reivindicações consta: Rever o contrato de arrendamento da terra que já expirou; o não cumprimento da instalação do parque eólico no prazo de 36 meses CLÁUSULA QUINTA do contrato; cessão de contrato da empresa Casa dos Ventos para a empresa Copel sem o conhecimento da Assembleia Geral do assentamento, contrapondo o art. 10º do estatuto social da organização; a não entrega de contrato de cessão aos representantes do assentamento; a compensação ambiental com a intervenção da instalação do canteiro de obras nas dependências do assentamento; reparo das cercas destruídas, inviabilizando a criação de animais e cultivo do plantio de sequeiro; responsabilidades orçamentárias; o não repasse do valor de 1ano e 2 meses correspondente ao arrendamento da terra.

A não compensação social e ambiental na comunidade por parte do programa de desenvolvimento socioambiental da Copel. (Irismarqueks Alves)bloqueio