Sesap inicia ações do Projeto Território Seguro e Sustentável em Galinhos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue durante esta semana desenvolvendo o projeto Território Seguro e Sustentável em Galinhos. A ação envolve saúde, turismo, desenvolvimento econômico e socioambiental, preparando o município litorâneo como projeto-piloto para referência de destino turístico seguro e sustentável no Rio Grande do Norte.

Em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Sesap está desenvolvendo estratégias para aliar o controle da pandemia no município, tornando-o seguro para a comunidade local e seguro para o turista, com o aumento dos indicadores econômicos locais e a qualificação dos indicadores ambientais pelo trabalho educativo e de monitoramento.

O trabalho está sendo desenvolvido conjuntamente entre as equipes da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS), através da Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde (UPTPS), da Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), da Subcoordenadoria da Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST) e da III Unidade Regional de Saúde Pública (III Ursap).

O público-alvo são gestores e profissionais da educação e saúde, população urbana, das águas (pescadores) e do campo. No âmbito da saúde o projeto tem como objetivos contribuir com o fortalecimento das ações em saúde em rede e fortalecer a integração da Atenção primária e Vigilância em Saúde, entre outros. Entre as ações propostas estão, por exemplo, a realização de ações educativas em comunidades, conselhos comunitários e escolas de Galinhos com vistas a sensibilizar e mobilizar a população no controle e prevenção da Covid-19, ações voltadas para a proteção do trabalhador e da trabalhadora do setor de turismo e de Vigilância em saúde Ambiental.

“Nós sentimos a necessidade de trabalhar com as populações, ouvindo suas histórias, memórias, considerando suas especificidades e contribuindo para o fortalecimento do protagonismo territorial”, explicou a subcoordenadora da Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde (UPTPS), Paula Érica.

Ela explica que a metodologia utilizada foi a cartografia social, oriunda da educação popular. “Iniciamos o processo com o ‘espaço da palavra’, em seguida partimos para a ‘linha do tempo’,  um processo afetivo e cronológico das histórias, e por fim, a produção cartográfica, com mapas vivos confeccionados pela população trabalhada e que trazem um panorama ilustrativo desses lugares”, completou.