São Bento do Norte (RN) vai ter parque eólico de geração de energia; Empreendimento deve criar 300 vagas de empregos

O financiamento do parque eólico que será implantado no município de São Bento do Norte (RN), foi aprovado pela diretoria Colegiada da Sudene e será administrado pela empresa Ventos de São Fernando IV Energia S/A.

O projeto vai contar com recursos no valor de R$ 228,6 milhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), o que vai garantir o financiamento de 60% do valor total da obra, que está estimado em R$ 381,1 milhões. Com isso, será instalado um parque eólico com cerca de 83,16 MW (megawatts) de capacidade instalada. 

A energia produzida será comercializada no Ambiente de Contratação Livre (ACL) – segmento do mercado em que se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados. Ao todo, serão gerados 300 empregos diretos e 20 indiretos durante todo o processo de implantação do parque. Assim que o parque eólico estiver em plena operação, serão gerados 15 empregos diretos e 10 indiretos.

Segundo a Coordenação de Fundos de Desenvolvimento de Financiamento da Sudene, o novo empreendimento integra-se aos objetivos de promoção do desenvolvimento includente e sustentável e enquadra-se nas diretrizes e prioridades espaciais e setoriais para a aplicação dos recursos do Fundo.

Fonte: Brasil 61