SAMU RN inaugura base em São Paulo do Potengi

Nova base do SAMU beneficia mais de 90 mil potiguares

Dentro do processo de expansão e regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RN) no Estado, uma nova base descentralizada do serviço foi inaugurada em São Paulo do Potengi, nesta quinta-feira (19). A base prestará assistência a 11 municípios da região, beneficiando em torno de 90 mil pessoas.

“A abertura da nova base representa um ganho fenomenal para a população, que será diretamente assistida por meio de um serviço de atendimento pré-hospitalar de excelência, reconhecido em âmbito nacional. É importante destacar também que o SAMU trabalha com tempo de resposta e quanto mais unidades houver, maior será a agilidade do atendimento aos pacientes”, explicou o coordenador administrativo do SAMU-RN, Caio Santos.

Instalada em São Paulo do Potengi, a base funcionará num município de posição geograficamente estratégica na região, na medida em que este dispõe de um hospital regional – o Hospital Regional Monsenhor Expedito – além de estar próximo a Unidades de Suporte Avançado (USA). Dessa forma, será possível garantir maior resolutividade no atendimento aos usuários dos municípios pactuados: São Tomé, Ruy Barbosa, Barcelona, Lagoa de Velhos, Serra Caiada, Senador Eloi de Souza, Bom Jesus, Santa Maria, São Pedro e Riachuelo.

Após as pactuações, ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ficará responsável por garantir uma ambulância de Suporte Básico e sua manutenção, insumos como oxigênio, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos, além de treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e a regulação médica de todas as ocorrências. Já os municípios ficam responsáveis pela escala de recursos humanos (condutores e técnicos de enfermagem).