Prefeitura chega à Baixa do Meio com mais de mil atendimentos em ação dedicada às mulheres

Uma tarde de sorrisos largos, lágrimas de emoção e gratidão no rosto de centenas de mulheres que vivenciaram de perto no último sábado, 16, uma experiência pioneira da Prefeitura de Guamaré, com a ação itinerante na comunidade de Baixa do Meio, para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

“Estou muito feliz, porque lembraram das mulheres de Baixa do Meio, moro aqui há 18 anois e nunca vi isso antes”, declarou a dona de casa Sebastiana Souza, que usou os serviços de corte de cabelo e escova e levou a flha adolescente para fazer as unhas e sobrancelhas. 

Serviços na áreas de saúde e assistência social, e ainda exercícios físicos, dança, sorteio de presentes e música ao vivo completaram a programação que começou no início da tarde e entrou pela noite. Idealizado pela primeira-dama Manuella Jácome, o projeto contou com a colaboração de um grupo de servidores de várias pastas do governo municipal.

Assistência Social

Somente na Assistência Social foram registrados 395 atendimentos com serviços de  manicure, designer de sobrancelhas, corte de cabelo e escova. O Serviço de Convivência recebeu uma demanda de 200 crianças que estiveram envolvidas nas oficinas, enquanto as mamães participavam da ação.

Esporte e interatividade

Em um segundo momento do evento, com a participação da educadora física Leila Maia, a Secretaria de Esportes reuniu centenas de mulheres na Praça da Juventude, onde a convidada compartilhou de suas experiências com o projeto RN Saudável, estimulando a auto estima e o empoderamento feminino, trabalhando a saúde mental e corporal.

A prática de exercícios físicos e os aulões de zumba, dança e jump também movimentaram a praça. “Esse é o primeiro de muitos encontros que teremos nas comunidades do município”, revelou a primeira-dama Manuella Jácome, informando que ao longo do mandato do prefeito Adriano Diógenes, o governo municipal irá aos bairros, distritos e assentamentos com uma ação intersetorial.

 Saúde

No setor de Saúde foram computados 438 atendimentos, sendo 90 pacientes assistidas na auriloterapia, mais 90 sessões de ventosaterapia, 50 atendimentos em acupuntura, 120 sessões de aromaterapia e 88 mulheres passaram pelo Pilates. 

Presente na ação, o prefeito Adriano Diógenes, a vice-prefeita Iracema Morais e o vereador Edinor Albuquerque perceberam a satisfação da população de Baixa do Meio. “Não tem preço esses sorrisos que encontramos aqui e o abraço de agradecimento dessas mulheres”, disse o prefeito Adriano, aproveitando para destacar e agradecer o empenho e a sensibilidade da equipe envolvida no projeto.Imagens: Luis Levy