Guamaré: Prefeito Adriano Diógenes participa de ato inaugural do mapeamento da rede de iluminação pública

Foto: Josivan Dantas

Guamaré é a primeira cidade potiguar a fazer uso de uma plataforma integrada, com a combinação da tecnologia de voo e captura de imagem via Drone para o mapeamento da rede de iluminação pública. O ato inaugural desse mapeamento aconteceu nesta terça-feira, 13, com a presença do prefeito Adriano Diógenes.

O marco inaugural aconteceu no largo do Estádio de Futebol de Guamaré e contou também com as presenças do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Sanderson Torres, técnicos e engenheiros que acompanharão o serviço no município. Segundo explicou o Secretário de Administração do município, Marcondes Diógenes, essa técnica visa minimizar custos e otimizar os procedimentos de inventário de toda a rede do município.

“Essa técnica visa dar dimensão da essencialidade dos serviços de iluminação pública”, acrescentou Diógenes. O levantamento da iluminação pública de Guamaré é abrangente a todos os componentes instalados, que servirão de registro, controle e contabilização para o patrimônio para o município.

Após esse mapeamento, os postes receberão uma espécie de código, onde o cidadão identificará facilmente um poste que necessite de reparos, facilitando a manutenção e expansão da rede elétrica, como também a substituição de lâmpadas. “O mapeamento vai possibilitar que o município de Guamaré registre esse patrimônio, até então desconhecido”, esclareceu o prefeito Adriano Diógenes.

A partir do mapeamento da rede elétrica, o município vai de Guamaré vai passar também a contar com um controle mais rigoroso sobre a despesa com iluminação pública. A expectativa da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos é que o serviço seja concluído até o mês de outubro.