Guamaré investe em educação com tecnologia e vê motivação de professores e interesse dos alunos crescerem nas aulas

EDUCACom quase 15 mil habitantes e 53 anos de vida, Guamaré, no Rio Grande do Norte, se destaca nas esferas estadual e federal por sediar uma importante refinaria de petróleo e por seus parques eólicos, que fazem parte da maior região de geração de energia limpa do Brasil, levando o Estado do Rio Grande do Norte à autossuficiência energética. Além disso, o município também tem se destacado por outro grande feito, desta vez na área da educação.

No início do mês de julho, por iniciativa do Prefeito Hélio Miranda e do Secretário de Educação Municipal Marcílio Vieira de Melo, foi implantado um projeto de imersão e inclusão digital, iniciado com investimentos na infraestrutura dos laboratórios de informática das 19 escolas municipais, possibilitando conectar educadores e alunos a novas formas de ensino e aprendizagem.

Em sequência, a comunidade escolar de Guamaré foi beneficiada com a disponibilização de um portal educacional digital, o Portal Clickideia, que possibilita aos estudantes acesso a pesquisas, games com temas locais, simulados, produção de textos, blogs e centenas de exercícios que são corrigidos automaticamente pelo sistema. Por sua vez, os educadores passaram a contar com um ambiente virtual exclusivo que oferece sugestões de atividades, livros e filmes, bibliotecas virtuais, dicionários e enciclopédias, além de um editor de exercícios online, que possibilita a criação de atividades específicas para as turmas.

A iniciativa é conduzida em parceria com a Clickideia, maior provedora brasileira de conteúdos educacionais, metodologias pedagógicas e de formação de professores concebidas para Web. Todos os conteúdos do Portal Clickideia atendem à grade curricular do Ensino Fundamental e estão em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Criada e desenvolvida há 15 anos por uma equipe de mais de 50 educadores, mestres e doutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Clickideia vem contribuindo com o processo de incorporação da informatização nas escolas, possibilitando o uso da pedagogia em formato interativo.

Segundo Manoel Dantas, Diretor da Clickideia, este é apenas o primeiro passo para o trabalho de inclusão digital no município. “Esse é um exemplo a ser seguido não só por municípios, mas por diversas escolas brasileiras que se aplicam em fazer uma educação melhor, mais atual e diversificada”, diz.

O contrato celebrado entre o governo municipal e a empresa vencedora do processo licitatório para fornecimento do portal, tem 12 meses de duração, podendo ser prorrogado por até 60 meses, possibilitando a implementação de ações de curto, médio e longo prazo no uso de tecnologias educacionais de ponta em benefício da comunidade escolar de Guamaré, tornando os alunos e professores do município parte de uma cultura digital em constante evolução.