Guamaré avançou no social

Cadastro Único – Guamaré esta entre os 30 municípios do Rio Grande do Norte em melhor atualização cadastral.

Os programas sociais através do Cadastro Único reúnem informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias do município para diversos programas sociais.

O município de Guamaré através da Secretaria Municipal de Assistência Social tem o Cadastro Único como a principal ferramenta para inclusão dos usuários não só para os programas federais e estaduais, mas também, os programas e serviços municipais como: o Programa Renda Cidadã, o Auxilio Moradia, benéficos eventuais e a participação nos serviços socioassistenciais, conforme preconiza a Lei Municipal do SUAS 647/2015.

A gestão do Cadastro Único de Guamaré realiza todo ano o RECADASTRAMENTO das famílias de sua base, com o objetivo de aumentar o índice de atualização cadastral. Como resultado desse recadastramento, houve um avanço na taxa de atualização cadastral de 92% dos cadastros atualizados.

Entre o publico prioritário que são as famílias com até ½ salário mínimo per capita, o setor atingiu no ultimo levantamento 99% da  taxa de atualização cadastral. Quadro extraído dos oficiais do MDS: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/

Guamaré esta entre os 30 municípios do Rio Grande do Norte em melhor atualização cadastral, dados levantados pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania – SENARC. O Cadastro Único de Guamaré também se destaca em seu trabalho intersetorial com uma gestão de qualidade no que diz respeito ao acompanhamento das condicionalidades do PBF, atingindo assim uma taxa de 95,2% no acompanhamento da frequência escolar e uma taxa de 97,5% no acompanhamento de Saúde às famílias do programa.

Os bons índices alcançados pelo o Cadastro Único acima da média nacional só são possíveis quando há uma gestão que prioriza a política pública da assistência social voltada para aqueles que dela necessita, minimizando assim as desigualdades sociais no município de Guamaré.

Guamaré em Dia