Em Guamaré a saúde caminha no rumo certo

Saúde Guamareense eleva-se no ranking nacional da saúde pública dos municípios do Brasil, recebe visita do Ministério da Saúde, passa a ser referência no Rio Grande do Norte como modelo de gestão pública e faz parceria com Ministério da saúde e o Estado.

Em meio a cortes nacionais de verbas públicas destinadas a pilares essenciais da sociedade, como a saúde, somado a crise do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil, o município de Guamaré, mesmo assim, avança de forma expressiva, uma vez que além de sair da colocação de penúltimo lugar de saúde básica do RN, isso em 2009, para o quarto município no ranking dos municípios do Brasil (2017), continua avançando. Mas, Falar da saúde de Guamaré, é falar de um trabalho em equipe, encabeçado pelo secretário da saúde Francisco Adriano Holanda Diógenes, 37 anos, graduado farmacêutico bioquímico, pós-graduado em gestão pública, microbiologia clínica, citologia oncótica e líquidos cavitários e em análises clínicas; uma vez que foi a partir da execução do seu modelo de gestão, que houve mudança no que tange à saúde de Guamaré.

“O hospital de Guamaré, hoje, é o único da saúde pública do RN que faz cirurgia de vídeo de artroscopia, 99% dos partos cirúrgicos são feitos em Guamaré, antes eram, apenas, 30%; redução dos partos cesáreos de 80% para 55%, redução dos índices de desnutrição, erradicação das mortes ocasionadas por câncer de colo de útero, que era em torno de 35 por ano; assistência maternidade, atingindo 92% das exigências do Ministério da Saúde, implantação técnica, para monitoramento diário do Ministério da Saúde e  agilidade quanto as medicações”, segundo palavras e dados mostrados pelo secretário em entrevista. Sendo ressaltado, também, por moradores entrevistados dos distritos, centro e áreas circunvizinhas do município supracitado, como grandes melhorias, “ambulâncias a disposição, sem restrições de localidade a entrar e médicos especialistas no município, que, antes possuía, apenas, clinico geral, sendo necessário que a gente fosse à capital para consultas específicas”, segundo entrevistados.

Diante de grandes avanços, o município de Guamaré como forma de reconhecimento e resultados do expressivo destaque, recebeu visita técnica do Ministério da Saúde que, de acordo com o secretário, “quiseram verificar de perto”. E, devido ao privilégio da visita (uma vez que é uma raridade esse Ministério visitar um município) e constatação dos fatos, a visita resultou em uma parceria desse órgão com Guamaré e entre a  “cidade” em questão e o estado do Rio Grande do Norte: inauguração de um centro de reabilitação física, mental e auditiva, que atenderá 27 municípios desse estado. Além do munícipio capacitar profissionais para a capital, “havendo uma inversão de curva”, uma vez que, antes a capital que capacitava o interior”, palavras de Adriano.

Avanços, conquistas e destaques oriundos do modelo de gestão integrada, implantada pelo secretário, segundo o qual “o trabalho em equipe é essencial”, fazendo questão de frisar a importância no desempenho e compromisso de cada profissional e que só ele não seria capaz de consegui tamanhas conquistas e destaque. Assim, a saúde de Guamaré segue avançando e se destacando não só no estado do RN, ou no Nordeste, e sim em todo território Nacional.

Guamaré em Dia