Abertura da 5ª Mostra de Gostoso lota cinema a céu aberto e encanta público

A abertura oficial da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, nesta sexta-feira (23) à noite em São Miguel do Gostoso, foi bastante concorrida com público de quase mil pessoas entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas. A estrutura montada nas areias da Praia do Maceió, com uma tela de 12 m de comprimento por 6m de altura, projeção em resolução 2K, som Dolby 5.1. A novidade este ano, além da tela maior, foram as 500 espreguiçadeiras no lugar das tradicionais cadeiras, que transformaram o local em um charmoso cinema ao ar livre, tendo a lua como coadjuvante. Entre as autoridades presentes, a governadora eleita Fátima Bezerra, a senadora eleita e deputada federal Zenaide Maia, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha e o suplente da Senadora Fátima, Jean-Paul Prates.

Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a quinta edição, agradecendo o público e apresentando os integrantes do coletivo Nós do Audiovisual. O coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há seis anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens de Gostoso na produção audiovisual.

A noite de exibições começou com a exibição dos filmes da mostra competitiva curta “Derradeiro”, uma ficção de Renata Alves, do coletivo Nós do Audiovisual. Depois foi a vez da apresentação da animação “Guaxúma”, com direção de Nara Normande. O encerramento aconteceu com a exibição longa premiado “Socrates”, dirigido por Alex Moratto, que retrata os desafios vividos por milhares de jovens expostos a riscos no Brasil. O ator protagonista, Christian Malheiros, está em Gostoso e participou da abertura. O filme brasileiro concorre a três prêmios no Oscar do cinema independente.