Policiais Civis decidem deflagrar paralisação geral a partir desta terça-feira (23)

23/04/2024 5:58 am

Foto: Sinpol RN

Em Assembleia Geral na noite desta segunda-feira, 22, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram iniciar uma paralisação geral a partir desta terça-feira, 23.

Na tarde desta segunda, mais uma rodada de negociação foi realizada com a equipe do Governo. Na ocasião, o SINPOL-RN e demais entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis na última sexta-feira e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado.

“No entanto, o Governo veio com nova proposta de apenas 5.3%, mais uma vez retrocedendo e desrespeitando os Policiais Civis. Dessa forma, a categoria chegou ao limite e decidiu adotar uma atitude mais dura de luta”, destaca o presidente do SINPOL-RN.

(mais…)

Mãe e filho matam idosos e ferem padre em cidade do Mato Grosso

23/04/2024 5:34 am

Foto: reprodução

Um crime chocou a comunidade de Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, na tarde deste domingo (21). Uma mulher e seu filho invadiram uma casa e mataram a tiros dois idosos, um homem de 65 anos e uma mulher de 71 anos. Um padre que também estava na residência no momento do crime foi baleado e ficou ferido.

Câmeras de segurança flagraram o momento em detalhes. As imagens, que estão sendo divulgadas na internet, mostram o momento em que a mulher entra na casa atirando. Em outro trecho do vídeo, os suspeitos aparecem fugindo do local, portando armas de fogo.

Um homem, que seria o marido da mulher, também é suspeito de envolvimento nos assassinatos. Segundo informações da Polícia Civil, ele teria esperado do lado de fora da casa para dar fuga aos autores do crime. A suspeita principal é que o crime tenha sido motivado por um desacordo comercial.

(mais…)

Acidente causado por motorista embriagado deixa uma pessoa morta e outras três feridas no interior do RN, diz polícia

22/04/2024 4:49 pm

Um acidente causado por um motorista embriagado deixou uma pessoa morta e outras três feridas, na manhã de domingo (21) na rodovia estadual RN-203, entre os municípios de São Tomé e Barcelona, na região Agreste potiguar.

As informações são da 3ª Delegacia de Plantão de Parnamirim, na Grande Natal, que atendeu a ocorrência. O motorista responsável pelo acidente ficou preso e deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (22).

Segundo a polícia, o carro conduzido pelo motorista embriagado seguia no sentido de Barcelona a São Tomé, quando invadiu a contramão e atingiu duas motos que estavam no sentido contrário.

(mais…)

Brasil completa 524 ou 526 anos de “descobrimento”? Entenda polêmica que envolve RN

22/04/2024 4:42 pm

Foto Nilson Mattos Filho

O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal. Porém, o Rio Grande do Norte reivindica ser primeiro o local onde os portugueses pisaram em solo brasileiro, dois anos antes.

Entre outros fatores, os historiadores que defendem que o Brasil foi descoberto no local onde é a praia do Marco, antes pertencente a Touros, afirmam que as correntes marítimas não poderiam ter levado as caravelas portuguesas antes à Bahia. As correntes marítimas naturalmente direcionariam as caravelas ao Rio Grande do Norte, enquanto há uma dificuldade para se chegar da Europa à Bahia.

Além disso, também afirmam que a descrição feita na carta de Pero Vaz de Caminha, que estava na expedição comandada por Pedro Álvares Cabral, não se assemelha ao Monte Pascoal, na Bahia, e sim ao Pico do Cabugi, no interior potiguar.

(mais…)

Homem faz bebê refém para tentar roubar celular e motocicleta

22/04/2024 4:24 pm

Foto: reprodução

Uma tentativa de assalto assustou uma família no centro da cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco de Alagoas. Segundo a polícia, um homem fez uma bebê refém ao tentar roubar um aparelho celular e uma motocicleta.

Quando a Polícia Militar chegou ao local, um casal contou que um homem desconhecido se aproximou de sua residência pedindo um prato de comida. Com o uso de uma faca, ele teria feito a filha do casal, de 10 meses, refém e exigiu um celular e uma motocicleta.

Diante da situação, o pai da criança entrou em luta corporal com o autor das ameaças e conseguiu desarmá-lo. Apesar da ação, o bandido fugiu do local.

(mais…)

Governo Municipal de Parazinho realiza Campanha de Vacinação contra Aftosa objetivando alcançar meta

22/04/2024 4:09 pm

A campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2024 está oficialmente antecipada em Parazinho/RN! Deste a última segunda-feira (15), já estamos mobilizando todas as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) e revendas autorizadas para iniciar a imunização dos bovinos e bubalinos de todas as idades.

A campanha de 2024 é ainda mais importante para Parazinho, pois representa a ÚLTIMA ETAPA antes da LIBERAÇÃO DA VACINA. Isso significa que, a partir do próximo ano, não será mais necessária a vacinação no município. No entanto, para alcançar esse objetivo, é fundamental cumprir a meta de vacinar acima de 90% de todo o rebanho.

Com isso, o Governo Municipal pede para que os crsiadores não deixem para depois, procurem vacinar seu rebanho até o dia dia de abril. Parazinho estará vacinado contra a febre aftosa de uma vez por todas!


Lula lança Desenrola para MEIs e programa de crédito nesta segunda

22/04/2024 3:50 pm

Foto: reprodução

Em evento no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança o programa Acredita nesta segunda-feira (22/4). O objetivo é reestruturar o mercado de crédito no país.

Assim, serão criadas linhas de crédito para setores como microempreendedores individuais e microempresas. Uma delas é o Procred 360, para Microempreendedor Individual (MEI) e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil.

Entrará no pacote também o Desenrola Pequenos Negócios, que tem como base o Desenrola Brasil. Nesse caso, a ideia é renegociar dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.

(mais…)

Caminhonete tenta passar por desvio na BR-304 e é “engolida” por buraco

22/04/2024 3:35 pm

Foto: reprodução

Um desvio “informal”, criado por motoristas de carros mais altos, era a opção de quem tentava passar pela BR-304. Era. Neste fim de semana, uma caminhonete modelo L200 tentou passar pelo local e foi totalmente engolida por uma cratera coberta por água. 

A informação é do Blog de Gustavo Negreiros. O veículo ficou com a frente toda dentro d’água e populares tentaram retirá-la. 

A previsão do DNIT é concluir o desvio da BR-304 até o fim do mês. A obra atrasou devido a retomada das chuvas. Com informações do portal 96 FM


Incêndio atinge lojas de shopping na zona Sul de Natal

22/04/2024 3:27 pm

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar do RN

Um incêndio atingiu três lojas de um shopping de artesanato no bairro Ponta Negra, na zona Sul de Natal. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.

Segundo os militares, o fogo começou por volta de meia-noite e atingiu ao menos três lojas. “Uma equipe de combate a incêndio rapidamente chegou ao local e fez o trabalho por 3 horas evitando mais lojas serem atingidas”, explicou.

Os bombeiros informaram que “ainda não é possível afirmar o que teria motivado o incêndio”. O estabelecimento fica às margens da avenida Engenheiro Roberto Freire e estava fechado no momento em que as chamas começaram.

Portal da Tropical


Policiais da 7ª CIPM frusta furto de gado na cidade de Pureza/RN

22/04/2024 2:38 pm

Foto: PMRN

Policiais Militares lotados na 7ª CIPM, quando em patrulhamento na cidade de Pureza, por volta do meio dia deste domingo (21), receberam a informação de que em uma fazenda da cidade, criminosos haviam furtado um bezerro da raça nelore, bem como foi repassado a descrição dos indivíduos.

Os Policiais iniciaram as buscas na cidade e adjacências, até que localizaram um veículo tipo Corolla atolado na estrada que dá acesso à Taipu. Foi realizada a abordagem, momento em que foi encontrado o produto do furto na mala do veículo.

Foram adotadas as providências cabíveis pela equipe da 7ª CIPM, com a apresentação dos indivíduos e do material furtado na delegacia de plantão para adoção das medidas cabíveis.


Pesquisa Perfil/101FM/blogdomoises: Pilola (PSDB) seria reeleito hoje com 64%

22/04/2024 2:24 pm

A Pesquisa Perfil/Rádio 101FM João Câmara revelou números novos da disputa pela prefeitura de Caiçara do Norte, na região do Mato Grande. Nesta segunda-feira (22), os números foram divulgados no Programa Café com Messias.

Foram ouvidos 400 eleitores entre os dias 12 e 13 de abril, na cidade e Zona Rural. O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra é 4,90% e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número. RN-05476/2024.

De acordo com a Perfil, o prefeito Pilola (PSDB) seria reeleito com 64,75% dos votos.

Estimulada – Prefeito

Pilola (PSDB) – 64,75%
Alan Cruz (Republicanos) – 24,25%
Indeciso – 7,25%
Branco/Nulo – 3,75%

Prefeito-Espontânea
Pilola (PSDB) – 62%
Alan Cruz (Republicanos) – 18,50%
Indecisos – 12,75%
Amarildo (PT) – 3,50%
Branco/Nulo – 3%
Renato – 0,25%

Avaliação Gestão Pilola

Aprovam – 71%
Desaprovam – 22%
Não Sabe – 7%

Fonte: Rádio 101 FM (instagram)


Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos, diz ministério

22/04/2024 2:15 pm

Foto: reprodução

Pela primeira vez em 18 anos, o Brasil registrou um caso autóctone de cólera, ou seja, em que o paciente contraiu a doença no próprio país e não em viagem para regiões afetadas. O caso foi detectado em Salvador, na Bahia.

Nota técnica assinada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informou que a bactéria causadora da doença (Vibrio cholerae) foi identificada em um homem de 60 anos, que não tinha viajado recentemente a países com ocorrência de cólera, nem tido contato com algum outro caso confirmado ou mesmo suspeito.

O homem apresentou sintomas de desconforto abdominal e diarreia em março e já está curado.

(mais…)

Candidata pernambucana é flagrada tentando fraudar o concurso da UERN

22/04/2024 8:21 am

Foto: reprodução

A candidata Mariana Cirilo foi flagrada por fiscais de prova com um celular e um objeto semelhante a um controle eletrônico. As informações são da Polícia Militar.

Foi identificada uma suposta tentativa de fraude na aplicação da prova. Com isso, a PM foi acionada e conduziu a candidata para a DP de Plantão. O caso será investigado pela Polícia Civil.

A candidata reside na cidade de PAulista em Pernambuco. Com informaçõs do PCM Notícias


Bebê em Gaza é salvo do útero da mãe morta em ataque israelense

22/04/2024 8:09 am

Bebê em Gaza salvo do útero da mãe morta em greve israelense REUTERS

Uma menina foi retirada do útero de uma mulher palestina morta junto com seu marido e filha por um ataque israelense em Rafah. No total, 19 pessoas foram mortas durante a noite em ataques israelenses intensificados, disseram autoridades de saúde palestinas.

As vítimas, mortas em ataques a duas casas, incluíam 13 crianças de uma mesma família, disseram.

O bebê, pesando 1,4 kg e retirado via cesárea de emergência, estava em uma condição estável e melhorando gradualmente, disse Mohammed Salama, médico que cuida dela. A mãe, Sabreen Al-Sakani, estava na trigésima semana de gestação quando foi morta em um ataque a um dos lares.

(mais…)

Sargento da PM surta, tenta matar mecânico e depois toca fogo na própria casa no PI

22/04/2024 7:59 am

Foto: reprodução

Um sargento da Polícia Militar do Piauí, que não foi identificado, tentou assassinar um homem e depois ateou fogo à própria casa, na noite desse sábado (20), na rua Amadeus Paulo, no bairro Monte Verde, zona Norte de Teresina.

O policial surtou após discutir com um mecânico no bar onde estava bebendo. Segundo as informações divulgadas, o conflito teria inciado após o homem afirmar que teria vivido um romance com a esposa do policial, ao passo que este se enfureceu e tentou matá-lo, mas foi impedido por outras pessoas que estavam no estabelecimento.

Após a tentativa mal sucedida no bar, o sargento foi para sua residência e iniciou uma discussão com a esposa e, logo em seguida, ateou fogo à própria casa. Ele chegou a ficar trancado no local com a mulher, mas policiais do 13º Batalhão da Polícia Militar conseguiram convencê-lo a sair. 

(mais…)

Homem morre no rio Açu em Pendências após salvar o filho de afogamento

22/04/2024 7:46 am

Foto: reprodução

Um homem desapareceu nas águas do Rio Açu na cidade de Pendências neste domingo, 21 de abril de 2024. Segundo informações, a vítima identificada como sendo Ronaldo Campos de Menezes Neto, 30 anos de idade, saiu para ir ao rio com os filhos, e que em um momento de descuido, foi levado pela forte correnteza.

A vítima é natural de Campina Grande na Paraíba e trabalhava em uma fazenda de camarão em Pendências.

Ronaldo, tinha 30 anos e estava com os filhos no Rio Piranhas, em Pendências, no Vale do Açu. Um dos filhos, escorregou e caiu no Rio, sendo salvo pelo pai, que conseguiu salvar a criança, mas infelizmente morreu afogado. Algumas horas depois, mergulhadores conseguiram emergir o corpo do homem.

Focoelho


Abril Vermelho: MST promete realizar 50 ocupações até fim do mês

22/04/2024 7:37 am

Foto: reprodução

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou ao Metrópoles que deseja duplicar o número de ocupações de terra até o fim do mês de abril. O objetivo é ultrapassar 50 ocupações de terra para provocar o governo federal para acelerar a reforma agrária no país.

Até sexta-feira (19/4), o balanço do grupo era de 26 ocupações de terra e cinco novos acampamentos instalados, com ações por 18 estados e o Distrito Federal. No domingo (21/4), houve mais outra ocupação, dessa vez no município de Miguel Leão (PI).

As atividades fazem parte de uma série que ocorrem em todas as regiões do Brasil durante o “Abril Vermelho”.

(mais…)

FPM: Depositada sexta-feira, segunda parcela do mês de abril somou mais de R$ 1,3 bilhão

22/04/2024 7:18 am

Foto: reprodução

Com uma queda de 1,57%, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília, foi creditado na última sexta-feira (19) nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao segundo decêndio do mês de abril corrente.

Segundo informação publicada através do endereço remoto da Confederação Nacional dos municípios (CNM), o valor depositado foi de R$ 1.367.635.290,44, já descontada a retenção financeira correspondente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante foi de R$ 1.709.544.113,05, diz a nota.


Médico é achado morto com mãos amarradas e corda no pescoço

21/04/2024 7:11 am

Foto: reprodução/Band

Um médico de 48 anos foi encontrado morto dentro da própria casa, em São Bernardo do Campo (SP), na noite de sexta-feira (19).

Aurélio Tadeu de Abreu foi achado sem camisa, com as mãos amarradas nas costas e uma corda ao redor do pescoço — a causa da morte não foi revelada. Os vizinhos acionaram a Polícia Militar após após perceberem que o portão da casa do médico estava aberto.

Câmeras de segurança registraram parcialmente a dinâmica do que aconteceu. Segundo a polícia, as imagens mostram o momento em que o médico chega em sua casa no começo da noite e, cerca de uma hora depois, uma mulher vai encontrá-lo no local. Os dois saem juntos da casa e retornam por volta das 21h.

(mais…)

Lei Seca autua 21 motoristas por embriaguez ao volante na Zona Leste de Natal

21/04/2024 6:52 am

Foto: PMRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA, realizou, na noite desta sexta-feira (19), fiscalização na avenida Hermes da Fonseca, autuando 21(vinte e um) condutores por dirigir sob efeito de álcool

Os infratores deverão pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de terem o direito de dirigir suspenso pelo período de um ano.

O CPRE tem registrado a redução de 100% no número de óbito decorrente de acidente de trânsito ocasionado por condutor alcoolizado em Natal/ RN há mais de 16(dezesseis) meses.

Portal BO