Vantagem de Bolsonaro racha campanha de Haddad, e PT rejeita se descolar de cartilha de Lula

Foto: Adneison Severiano/G1 AM

A vantagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas de intenção de voto para presidente abriu uma crise no comando da campanha de Fernando Haddad (PT), que não se entende sobre a melhor estratégia a ser adotada a poucos dias da eleição para reagir ao adversário.

Nesta terça-feira (2), em São Paulo, o comitê nacional de campanha de Haddad – com a presença de todos os cardeais petistas e de partidos aliados – expôs o racha na campanha. Uma ala reagiu veementemente à proposta de que o candidato deveria colocar mais a sua própria personalidade e ser, nas palavras de um aliado, “menos advogado de Lula e mais Fernando”.

O temor desta ala do PT que rechaça mudanças: que Haddad faça acenos ao mercado financeiro, ou promova alianças com candidatos do centro antes do segundo turno, o que poderia afastar eleitor de esquerda.

Problema é exatamente chegar ao segundo turno. Quem defende o contrário no PT diz que Haddad “precisa romper este casulo se quiser se assegurar no segundo turno e ter alguma chance”.

Ocorre que o comando do PT, como ficou claro na reunião de terça, rejeita qualquer possibilidade de descolamento da cartilha original. Mesmo diante da análise de que a transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu o teto e de que o candidato precisa ampliar os apoios.

Uma das propostas discutidas, segundo relato de um integrante da campanha ao blog, era a de pregar que, se eleito, Jair Bolsonaro faria “com uma ditadura” o que Temer “não conseguiu com a democracia”: as chamadas reformas estruturais. Mas, o PT se recusou, porque quer manter a narrativa de que já vivem um “golpe” após a prisão de Lula – condenado em segunda instância por corrupção.

Entre os petistas que têm participado das discussões sobre os novos rumos da campanha de Haddad, estão Gleisi Hoffmann, Paulo Okamotto, lideranças do PCdoB, Sérgio Gabrielli, entre outros.

Por ora, consenso no comando do PT existe apenas para apontar os responsáveis pela estagnação de Haddad e rejeição do partido nas pesquisas: os outros, os adversários. Sem autocrítica.

Do Blog da Andréia Sadi/G1