PT não tem nenhum candidato favorito nas capitais; PSDB lidera ranking

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Poder360 reuniu as pesquisas eleitorais realizadas nos últimos 3 meses nas capitais do Brasil. Elas mostram, em 14 cidades, a força dos partidos. As legendas têm pouco mais de 1 mês para definir os postulantes às prefeituras (até 26 de setembro).

Por enquanto, 2 partidos tradicionais (PSDB e DEM) aparecem à frente na maior parte das pesquisas, junto com o Podemos. Chama a atenção a ausência de pré-candidatos do PT entre os numericamente à frente.

No Sudeste, a capital com o pré-candidato mais bem posicionado é Belo Horizonte. O atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), tem 55,9% das intenções de voto e venceria no 1º turno. Em São Paulo, a disputa aparece embolada entre o deputado Celso Russomanno (Republicanos) e o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB). No Sul, o DEM está na dianteira em Curitiba.

As pesquisas recentes no Nordeste não mostram a predominância de partidos de esquerda como já foi visto em outros tempos. O PSB lidera em Maceió, mas PSDB, Cidadania e Podemos aparecem à frente nas outras cidades com pesquisas (Natal, Recife e São Luiz). No Norte, 2 dos Estados com levantamentos têm predomínio do PSDB.

Correção [31.ago.2020 – 17h25]: Poder360 errou ao realizar uma troca inadvertida de datas na 1ª versão desta reportagem. O texto publicado dava a entender que uma pesquisa de Florianópolis era de agosto de 2020. Na realidade, havia sido realizada em agosto de 2019. O texto foi reeditado e as informações relativas à pesquisa na capital catarinense, retiradas do ar.

Fonte: Poder 360