Eleições 2020: seções eleitorais terão adesivos para orientar distanciamento e mesários com escudo facial

As seções eleitorais terão pontos marcados no chão com distanciamento mínimo de um metro nas filas, durante a votação, para evitar o contato físico entre eleitores, segundo as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus, divulgada na terça-feira (8) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As normas de conduta também incluem orientações para reduzir os pontos de contato entre eleitores e mesários. O eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar a um metro de distância – conforme a marcação – do mesário e levar a própria caneta para uso individual para registrar a assinatura no local de votação.

A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Os eleitores também deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e após a votação.

Para garantir a segurança de quem trabalhará nas eleições municipais, cada mesário receberá três máscaras descartáveis e um “face shield” – proteção em acrílico transparente que cobre todo o rosto, além disso, serão fornecidas máscaras em quantidade suficiente para serem substituídas a cada 4 (quatro) horas.

Segundo o TSE, as regras valerão para todo o país, no primeiro e no segundo turno – marcados para 15 e 29 de novembro, respectivamente. Os locais de votação ficarão abertos de 7h às 17h, sendo as três primeiras horas preferenciais para pessoas com mais de 60 anos.