Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas, incluindo Natal

29/03/2024 10:01 am

Agência Brasil

Vagas serão para jovens. Foto: Reprodução/Petrobras

A Petrobras vai lançar a maior edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, com número recorde de vagas disponíveis. Serão mais de mil vagas em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil. As inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril, neste link.ebcebc

As vagas serão destinadas a Natal, Manaus, Salvador, São Sebastião do Passé (BA), Fortaleza, Brasília, Vitória, Betim (MG), Três Lagoas (MS), Ipojuca (PE), Recife, Curitiba, Canoas (RS), Aracaju, Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo, Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ).

Segundo a companhia, um diferencial desta edição é oferecer duas modalidades de aprendizado: a aprendizagem profissional básica, que tem duração de 15 meses, ou o curso técnico, com duração de 20 meses, ambas realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com aulas teóricas e práticas.

A iniciativa também inclui vivências de aprendizagem em unidades da Petrobras. Assim, os jovens aprendizes podem obter, ao final do programa, um diploma de formação técnico-profissional, podendo concorrer a vagas de nível técnico no mercado de trabalho.


Criminosos quebram parede, invadem escola e furtam ovos de Páscoa que seriam dados a crianças

29/03/2024 9:47 am

Parede de creche de São Vicente (SP) ficou destruída durante ação criminosa — Foto: Imagens cedidas por Marcelo Ricky

Criminosos invadiram uma creche municipal no bairro Cidade Náutica, em São Vicente, no litoral de São Paulo, e furtaram ovos de Páscoa destinados às crianças que frequentam a unidade. Em vídeo obtido pelo g1, nesta quinta-feira (28), é possível ver um buraco aberto pelos bandidos na parede para acessar o local. Ninguém foi preso. 

A Secretaria da Educação (Seduc) de São Vicente informou que a invasão ocorreu na última terça-feira (26) na Escola Municipal Jardim Pompeba, na Rua Tambaú. Além dos ovos, os criminosos levaram uma televisão da unidade. A pasta informou, ainda, já ter recuperado os ovos de Páscoa e o televisor. Questionada de que forma conseguiu os bens de volta, não soube informar.

Apesar dos bens recuperados, a ação criminosa causou prejuízo aos cofres públicos. Nas imagens, é possível ver o estrago feito pelos ladrões na parede. No interior da escola só restaram os escombros, com tijolos e canos. A administração municipal informou ter registrado um boletim de ocorrência.

Fonte: g1 SP


Médica nega atendimento e grávida dar à luz no chão em hospital no RJ

29/03/2024 9:16 am

Foto: reprodução

Uma mulher, de 35 anos, identificada como Queli Santos Adorno deu a luz a um menino, no chão de uma unidade hospitalar após ter atendimento negado. O caso ocorreu na semana passada, na maternidade Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias (RJ).

Conforme sites locais, Queli foi examinada por uma médica e orientada a permanecer na unidade hospitalar porque o caso poderia evoluir de forma rápida. Por volta das 4 horas da madrugada de sexta-feira, 22., Queli foi mandada para casa, após uma consulta com outra médica. A médica ainda teria dito para a gestante retornar ao local após às 6:30h da manhã da sexta, 22.

A gestante ficou na recepção do hospital e às 6 horas entrou em trabalho de parto. Sem autorização para acessar a maternidade, ela deitou no chão e o menino Azafe veio ao mundo no piso frio maternidade.

(mais…)

Adolescente atropelada na Grande Natal morre no hospital, diz família

29/03/2024 8:53 am

Foto: reprodução

A adolescente atropelada na última quarta-feira (27) ao tentar atravessar a Avenida Olavo Lacerda Montenegro, no bairro Parque das Árvores, em Parnamirim, na Grande Natal, não resistiu e morreu no Hospital Walfredo Gurgel.

Maria Ester da Silva Barbosa tinha 12 anos de idade foi atropelada ao tentar atravessar a via para voltar para casa.

A morte foi confirmada pelo pai da menina, José Lúcio de Sousa Barbosa, na manhã desta sexta-feira (29). Segundo a família, o velório de Maria Ester vai ocorrer na Igreja Assembleia de Deus no bairro Parque das Árvores.

(mais…)

Bandidos explodem cofre de posto de gasolina na Grande Natal

29/03/2024 8:34 am

Fotos: reprodução redes sociais

Bandidos armados explodiram cofre de posto de gasolina durante a madrugada em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Por volta das 3h da manhã, bandidos renderam o frentista do posto Vilela, antigo posto 30 de setembro em Santo Antônio do Potengi em São Gonçalo do Amarante, os homens explodiram o cofre do posto de gasolina na administração mas não conseguiram arrombar.

Imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver a destruição do local, vários moradores de diversos bairros relataram nos grupos do Alerta São Gonçalo terem escutado o estrondo da explosão

Ainda segundo relatos, após a frustração de não terem conseguido abrir o cofre, os bandidos fugiram levando o celular do frentista e um veículo de um motorista de app, o veículo já foi recuperado pela polícia. Com informações do ‘Alerta São Gonçalo’


Vereador pede 1 minuto de silêncio em homenagem a homem que matou a esposa

29/03/2024 8:16 am

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Feira de Santana

O vereador de Feira de Santana José Carneiro (MDB) pediu, durante uma sessão no Centro de Cultura Amélia Amorim, um minuto de silêncio em homenagem a Mackeyb Oliveira, inspetor da Guarda Municipal de Araci suspeito de matar a esposa e depois cometer suicídio. O pedido foi negado pela Câmara e repudiado por outro vereador .

Segundo José Carneiro, o suspeito era “uma pessoa de bem, querida na cidade e que teria matado Geisa de Assunção Santiago em um momento de fraqueza”.

“Eu queria pedir a vossa excelência, que no final desta sessão, a gente possa fazer um minuto de silêncio em homenagem ao cidadão Mackeybe, que infelizmente cometeu um crime, mas era uma pessoa querida nessa cidade. Todo ser humano tem momentos de fraqueza e eu tenho certeza que com Mackeybe foi um momento de fraqueza”, disse José Carneiro.

O pedido foi rebatido pelo também vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que repudiou o pedido e disse que se tivesse que ter “um minuto de silêncio” na Câmara, deveria ser seria em homenagem à vítima que foi assassinada.

(mais…)

Homem chuta cara da ex, caída no chão, após vê-la de aliança

29/03/2024 7:53 am

Alexandre Aparecido Cleis, de 39 anos, agrediu com socos e chutes, inclusive no rosto de sua ex-companheira, 34, quando descobriu que ela havia ganhado uma aliança, em um novo relacionamento que havia começado.

A violência, registrada por uma câmera de monitoramento (assista abaixo), ocorreu na casa da vítima, no início da manhã dessa quarta-feira (27/3), onde ela também mantém um salão de beleza, em Cotia, Grande São Paulo.

Em seu depoimento à Polícia Civil, ao qual o Metrópoles teve acesso, a mulher afirmou estar separada de Alexandre desde 2021. Apesar disso, ele morou na casa da ex até 26 de fevereiro deste ano, quando alugou outro imóvel e se mudou.

(mais…)

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

29/03/2024 7:40 am

Foto: reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

(mais…)

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

29/03/2024 7:10 am

Foto: reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde em abril para os consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem adicional na conta de luz. O atual patamar das bandeiras tarifárias se mantém em verde há 24 meses, devido às condições ainda favoráveis para a geração de energia em usinas hidrelétricas.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País, e busca e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.


13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

29/03/2024 6:56 am

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família. Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

(mais…)

Paciente idoso passa cinco dias com frasco de amaciante usado como bolsa coletora no Walfredo Gurgel

29/03/2024 6:35 am

O frasco de amaciante foi utilizado pelo idoso | Foto: Cedida

A situação de um paciente internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, ganhou repercussão e gerou revolta. O idoso Francisco Quirino da Silva, 82 anos, passou cinco dias com um frasco de amaciante utilizado como um coletor de urina improvisado.

O uso do recipiente começou na última sexta (23) até essa quarta-feira (27), quando a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) informou que fez a ampliação de bolsas coletoras para a unidade hospitalar. A pasta classificou o caso como “situação episódica” e disse que trabalha para evitar a repetição do ocorrido.

Francisco Quirino está internado no hospital desde o dia 14 de fevereiro deste ano, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele passou mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi encaminhado para o setor de enfermaria na última sexta-feira. Naquele momento, o que poderia ser encarado como um bom sinal foi recebido com preocupação pela filha do paciente, Aurea Medeiros, 50 anos.

(mais…)

Mensagem da Câmara Municipal de Jandaíra

29/03/2024 6:22 am

Que a reflexão e a paz estejam presentes em cada coração neste dia sagrado. Sexta-feira da Paixão é tempo de contemplar, meditar e renovar nossas esperanças. Que a fé nos guie sempre. 🙏


João Câmara: Centenas de fiéis católicos participam da Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor

29/03/2024 6:15 am

Presidida pelo padre Josino Raimundo, foi celebrada na tarde desta quinta-feira santa a tradicional Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor na matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Durante a celebração, o presidente lavou os pés de 12 pessoas representando os doze apóstolos.

Assim se comemora o que fez Jesus e se actualiza a sua eloquente lição: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo este seu amor. […] Levantou-se da mesa, depôs as vestes e tomando uma toalha pô-la à cinta. Depois de lhes lavar os pés […], disse-lhes: ‘Compreendestes o que vos fiz? Vós chamais-me Mestre e Senhor e dizeis bem porque Eu o sou. Ora, se Eu, sendo Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também’» (Jo 13, 1-15).

Terminado este rito, segue-se a Missa da Ceia do Senhor. É uma celebração dominada pelo sentimento do amor de Cristo que, na véspera da sua Paixão, enquanto comia a Ceia com os discípulos, instituiu o Sacrifício-Sacramento da Eucaristia, como memorial da sua Morte e Ressurreição.

Terminada a missa, a assembleia canta a hora de Vésperas, enquanto que o Cristo vivo presente na Hóstia consagrada foi conduzido em procissão para um lugar de adoração.

Local da adoração (fotos: Maria Clara)

Política: Fechada a chapa da situação em Jandaíra com Reginaldo e Roberto de Hudo

29/03/2024 5:47 am

Fotos cedidas

Anunciado na noite desta quinta-feira (28) o nome do companheiro de chapa do pré-candidato a prefeito de Jandaíra Reginaldo Vitorino a sucessão da prefeita Mariana Dias.

Trata-se do jovem Roberto de Hudo, pré-candidato a vice. O anuncio repercutiu nos bastidores da política local e nas redes sociais principalmente nos grupos de WhatsApp.

A expectativa agora fica por conta da realização dos convenções municipais para oficialização dos candidatos.


Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

29/03/2024 5:29 am

Foto: Arquivo TN

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN.

O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares.

Tribuna do Norte


Saiba por que a Sexta-feira Santa é o único dia do ano sem missas na Igreja Católica

29/03/2024 5:03 am

Do g1 SP

Imagem de arquivo – Sala das Velas na basílica de Aparecida. — Foto: Carlos Santos/G1

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma missa. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, as celebrações acontecem normalmente.

De acordo com a tradição cristã, para os católicos, o dia é marcado pelo silêncio da morte de Cristo, sendo um dia reservado para a reflexão a Deus, pois a data religiosa relembra a crucificação de Jesus.

Segundo o Santuário Nacional de Aparecida, o dia é reservado para a reflexão dos católicos, que aproveitam a oportunidade para agradecer a Jesus Cristo enquanto se aguarda a celebração da ressureição na Páscoa.

O padre Edinei Evaldo Batista, porta-voz da Diocese de São José dos Campos e Reitor do Seminário Teológico Santa Teresinha, confirma que a data religiosa deve ser marcada pelo silêncio dos fiéis devido o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

(mais…)

Incêndio atinge prédio em construção no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife

28/03/2024 10:02 pm

Diário de Pernambuco

O fogo atinge principalmente os últimos andares do prédio (foto: Reprodução )

Um incêndio atinge, na noite desta quinta-feira (28), o prédio Botanik Torre Floraum, da Carrilho, que está em construção. O prédio está localizado na Rua Real da Torre, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife.

Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a grande proporção do incêndio, que atinge principalmente os últimos andares do prédio.

Segundo testemunhas, parte da estrutura do prédio está colapsando. É possível observar um guindaste acima da área onde o incêndio está acontecendo.

(mais…)

Parazinho: Prefeitura fez a entrega de 3 toneladas de peixe, 3 toneladas e arroz e 3 mil pacotes de fubá

28/03/2024 9:31 pm

O Governo Municipal de Parazinho mais uma vez garantiu o peixe, o arroz e fubá da Semana Santa. Foram entregues a população 3 toneladas de peixe, mais 3 toneladas de arroz e 3 mil pacotes de fubá.

A entrega foi realizada de forma estratégica que garantiu a fluidez e agilidade beneficiando a todos sem provocar correria.

O prefeito Carlinhos de Veri junto a equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, habitação e Assistência Social acompanhou de perto a entrega. (Veja vídeo)


Jandaíra: Prefeitura fez a entrega do peixe da Semana Santa na quarta-feira (27)

28/03/2024 7:39 pm

Mantendo a tradição de garantir o peixe da Semana Santa, a prefeitura de Jandaíra realizou a entrega na quarta-feira (27).

A entrega foi acompanhada pela prefeita Marina Dias e o Secretário de Governo, Reginaldo Vitorino.


Pedra Grande Realiza a Tradicional Distribuição do Peixe da Semana Santa

28/03/2024 7:11 pm

Em Pedra Grande a tradicional distribuição do peixe da Semana Santa foi realizada no último dia 27/03. O Governo municipal entregou mais de três toneladas de pescado a toda a população. Desde o centro da cidade até as comunidades rurais, receberam atum em posta, um peixe de excelente qualidade.

Nas suas redes sociais o prefeito Pedro Henrique falou da felicidade em poder realizar esse trabalho de excelência para o povo pedragrandense. A entrega do peixe vem sendo realizada, desde o seu primeiro ano de mandato. Em todo o município a população aprovou a qualidade do peixe, não faltaram elogios para o gestor que tem quase 90% de aprovação na sua administração.