Pessoas que usam óculos têm até 3 vezes menos chance de pegar Covid-19, dizem cientistas

Pessoas que usam óculos têm entre até três vezes menos chances de ser infectadas com Covid-19, apontou um novo estudo publicado por cientistas indianos na semana passada. No estudo, forma analisados 304 pacientes, sendo que 58 deles usavam óculos, de grau ou de sol.

A análise, ainda em fase preliminar, também descobriu que pessoas pobres e sem educação formal têm mais probabilidade de pegar o vírus, em parte porque não usam tanto óculos, conforme publicação no site especializado “Medrxiv”.

De acordo com o relatório, publicado na Índia, as pessoas tocam o rosto 23 vezes por hora e os olhos três vezes por hora, em média.

O líder da pesquisa, Amit Kumar Saxena, escreveu ao publicar a pesquisa, de acordo com a mídia local: “A transmissão ocorre ao tocar o rosto, nariz, boca e olhos. Tocar o nariz e a boca é significativamente reduzido ao usar uma máscara facial de maneira adequada. Mas usar uma máscara facial não protege os olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção do vírus. O risco do Covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usava óculos do que na população que não usava. Isso pode ser devido a menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos. O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo.”

Outro estudo, realizado antes, na China, para medir a relação entre usuários de óculos e a baixa taxa de transmissão, apontou que apenas 16 pacientes de um total de 276 internados com Covid-19 no hospital Suizhou Zengdu, na província de Hubei, tinham miopia e usavam óculos com frequência, contou a CNN.

Blog Page Not Found – Extra