Papa Francisco deixa o hospital 10 dias após cirurgia

Foto: Cristiano Corvino/Reuters

O Papa Francisco, de 84 anos, recebeu alta nesta quarta-feira (14) e deixou a Policlínica Universitária Agostino Gemelli 10 dias após passar por uma colectomia (cirurgia para retirar parte do cólon).

Foi a primeira hospitalização do pontífice desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em 2013. Imagens mostram o carro que transportava o papa parar antes de entrar no Vaticano. Francisco então desce, cumprimenta policiais e depois volta para o veículo.

O Vaticano havia informado na segunda-feira (12) que Francisco permaneceria no hospital por mais alguns dias (sem especificar quantos), para ajustes na medicação e na reabilitação.

No domingo (11), ele apareceu para público pela primeira vez desde a cirurgia e fez sua oração semanal da varanda do 10º andar do hospital. Ele parecia estar em boa forma. O Papa terá mais várias semanas para se recuperar da cirurgia antes de começar a viajar novamente, em setembro.

Em março, em sua primeira viagem desde o início da pandemia, ele visitou o Iraque. Ele planeja visitar em setembro a Hungria e a Eslováquia e, em novembro, a Escócia, para participar da conferência do clima (a COP26), Malta e Chipre.

Parada para oração

Após a alta e antes de retornar ao Vaticano, o papa parou para orar na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Francisco normalmente faz isso no final de cada viagem ao exterior, para agradecer à Nossa Senhora. Horas depois, o Vaticano divulgou foto do pontífice na basílica, em frente à imagem da Virgem Maria