Solidariedade: ‘Bodega Solidária’ atende 130 famílias em João Câmara

Fotos: Facebook da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

No dia 01 de abril passado, a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, através da Caritas Paroquial e da Pastoral da Criança, abriu a primeira experiência de uma Bodega Solidária, como um projeto do Serviço de Assistência Rural e Urbano-SAR (Setor Social da Arquidiocese de Natal), apoiado pelas instituições parceiras da Igreja da Alemanha, a Adveniat e a Misereor. 

A Bodega Solidária de João Câmara vai inicialmente atender 100 famílias da Cidade e 30 famílias do Assentamento Modelo 2, onde também foi instalada uma “filial” do projeto.

A Bodega Solidária conta com um Núcleo Gestor formado por 7 pessoas, com representantes das famílias beneficiadas, da Paróquia, da Caritas Paroquial, da Pastoral da Criança, da Associação de Mulheres Girassol (Assentamento Modelo 2) e do próprio SAR.

Ao todo serão beneficiadas 450 famílias, contando com mais 4 Bodegas que serão em breve abertas, uma em Macau (na Reserva Ponta do Tubarão, atendendo a Comunidade pesqueira de Diogo Lopes e adjacências), outra em São Miguel do Gostoso (beneficiando o Assentamento Aparecida e a Comunidade da Tabua); Outra em Brejinho, numa parceria com a Paróquia local na periferia da Cidade e última em Goianinha para atender a Comunidade Indígena do Catu.

Em João Câmara a notícia da Bodega Solidária despertou a solidariedade de algumas pessoas/empresas que fizeram doações, o que possibilitou, inclusive,  a Paróquia atender mais famílias que as cadastradas no Projeto. Gesto bonito tem sido também da Associação de Mulheres Girassol que também tem partilhado, sobretudo frutas para a Bodega e tem um projeto local de plantio de hortaliças, feijão, milho, macaxeira, entre outros produtos para fazerem a doação solidária para a Bodega, tanto a do Assentamento, como e, sobretudo, a da Cidade de João Câmara.

Contudo, para manter a Bodega funcionando e atendendo as famílias é necessária a solidariedade de todos e de todas da Comunidade Camarense para que este projeto possa ter continuidade. Deste modo, Pároco Local faz o apelo à Comunidade para que mais pessoas e empresas possam adentrar nesse processo de vivência da solidariedade, fazendo também suas doações.

É gratificante vermos e sentirmos as pessoas se voltarem às necessidades das outras mais vulneráveis, neste exercício bonito de compromisso e partilha. Varias pessoas individualmente e outras coletivamente, como é o caso do IFSOL está também aderindo e fazendo campanha para a manutenção da Bodega Solidária de João Câmara. Queremos assim motivar outras pessoas, empresas, organizações que se somem a esta bonita iniciativa e façam suas doações, quer em recursos financeiros, gêneros alimentícios e produtos de higiene para chegarmos a mais famílias que neste momento necessitam do apoio solidário de todos nós.

Seja também um/uma doador(a):
Conta Bodega Solidária:
Banco do Brasil: Agência:3525-4
Conta Corrente: 46161-x
CNPJ:08.344.459/0001-14
Chave PIX: 84 99628-8269.

Visite nossas redes sociais: 
Instagram: @Sarnatalrn

Para mais informações fale conosco (84)99628-3839 ( Whatssap).

Por Hortência Rodrigues-comunicação/SAR