Hospital Regional de João Câmara integrará o programa estadual de cirurgias eletivas “mais cirurgias, mais saúde”

As cirurgias eletivas que estavam suspensas desde março acontecerão através do Programa Estadual intitulado “Mais Cirurgias, Mais Saúde” a partir desta semana. A proposta do programa, além da retomada imediata, é a expansão dos procedimentos para regiões onde a oferta não existia, visando realizar pelo menos mil procedimentos por mês até o fim do ano. Para isso, a Sesap intensificou as ações nos serviços próprios, estruturando com insumos e equipes para utilizar os espaços que receberam equipamentos pelo Governo Cidadão e de emendas. A primeira etapa do programa está orçada em R$ 6,1 milhões.

Estima-se hoje, que na fila para as cirurgias eletivas tenham aproximadamente 18 mil pessoas aguardando algum tipo de procedimento, desde cirurgias gerais como hérnia e vesícula, até cirurgias ginecológicas como a de histerectomias, reversão de ostomias, vasculares e urológicas. Dessa forma, será necessário incremento de recursos estaduais, tendo em vista o papel do estado na execução desses procedimentos, além do financiamento compartilhado.

Os procedimentos serão ampliados e inseridos no Hospital da Polícia Militar e Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, e nos hospitais regionais de Santo Antônio (1ª região de saúde), João Câmara (3ª região), Currais Novos (4ª região), São Paulo do Potengi (5ª região de saúde), Pau dos Ferros (6ª região de saúde), de Assú (na 8ª região), de Caraúbas e de Apodi (2ª região de saúde) e ainda no Hospital São Luís, em Mossoró.

A coordenadora da Rede de Urgências e Emergências da Sesap, Renata Silva, informou que o agendamento dos procedimentos foi liberado, e destacou a importância da inserção das informações no site. “Queremos reforçar aos municípios a importância do cadastramento no site do Regula RN, pois precisamos ter todos cadastrados para conseguir dar andamento ao processo, além de monitorar o tempo desde o agendamento até a alta do paciente”, ressaltou.