Verificação de taxímetros é retomada pelo IPEM/RN

A vistoria dos taxímetros que circulam por Natal e da Região Metropolitana foi retomada esta semana pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN. Suspensas no mês de março, devido a pandemia de Covid-19, as verificações retornam com o agendamento dos táxis de Natal. Nesse momento serão feitas as vistorias que estão pendentes dos veículos com as placas finais de 3 a 8. Após a conclusão dos taxímetros da capital serão convocados os táxis da Região Metropolitana. 

O agendamento está sendo feito pelo Sindicato dos Taxistas e pelas cooperativas, inclusive para os profissionais que não são associados às entidades. Estão realizados 24 atendimentos por dia e os taxistas devem seguir as seguintes recomendações: uso obrigatório de máscaras, realizar a higienização interna dos táxis, manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, evitar contato físico e aglomeração.

O diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto, alerta para o respeito às recomendações e ao agendamento para garantir a segurança de todos. “É importante que os taxistas usem a máscara e respeitem o dia e horário agendados. Assim evitamos filas e aglomeração no momento da verificação dos instrumentos, além de conseguirmos fazer a vistoria com todo o cuidado, necessário nesse momento de pandemia, para nossos servidores e para os taxistas”.

A verificação periódica dos taxímetros é obrigatória e deve ser feita anualmente e visa certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. Se o instrumento for aprovado o motorista receberá o certificado atualizado, o lacre e o selo de verificação do Inmetro. Caso o instrumento seja reprovado, o reparo do taxímetro deverá ser feito por uma oficina credenciada pelo IPEM/RN. Os taxistas que trafegarem com o taxímetro irregular poderão ser multados.