Varela Santiago comemora 102 anos com inauguração de Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil

No dia 11 de outubro o Hospital Infantil Varela Santiago comemora 102 anos e o presente quem vai ganhar serão as crianças do Rio Grande do Norte. A instituição filantrópica, pioneira no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado, inaugura um núcleo para tratamento da obesidade infantil, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e uma das principais causas de morbidade, mortalidade e redução da qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A solenidade oficial será às 09h no ambulatório do hospital com a presença de Dr. Paulo Xavier Trindade, diretor superintendente, e dra. Iluska Medeiros, coordenadora do núcleo.

No Brasil, de acordo com a OMS, a obesidade vem crescendo a passos largos. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

Alguns levantamentos apontam quem mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. No Nordeste, 28.15% das crianças entre 5-9 anos e 16,6% entre 10-19 anos estão acima do peso, são os números do IBGE 08/09.

Segundo o IBGE, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso ideal e cerca de 80% dessas crianças que permanecem com sobrepeso na adolescência mantém essa condição na vida adulta, aumentando a frequência de todas as doenças crônicas de maior mortalidade: hipertensão, diabetes mellitus, câncer, entre outras. Lidar com esse problema desde cedo é fundamental.

Por isso, o Hospital Infantil Varela Santiago investiu em um projeto diferenciado e pioneiro no Nordeste, com um núcleo para tratamento da obesidade infantil com atendimento multidisciplinar, com consultas frequentes e participação e educação alimentar também dos familiares.

No núcleo serão realizadas, além das consultas tradicionais e exames laboratoriais fornecidos pelo hospital, momentos interativos e reuniões em grupos (os pacientes serão distribuídos de acordo com a faixa etária de 2 a 9 anos) onde serão discutidos diversos temas pertinentes com os pacientes e familiares de forma lúdica e divertida.

Os pacientes também terão avaliação do percentual de gordura corpórea pela bioimpedância. Os atendimentos serão cinco dias na semana alternando entre manhã e tarde. Participarão da equipe multidisciplinar médicos endocrinologistas e gastroenterologistas pediátricos, nutricionistas e psicólogos.

As triagens para participar da primeira turma de pacientes do núcleo já começaram a serem feitas no hospital. Para se inscrever, basta entrar em contato no telefone (84) 3209-8200 ou diretamente na recepção do Varela Santiago. As vagas são limitadas. Serão ofertadas 200 vagas de triagem e dessas, serão selecionados 100 pacientes.