Vacinação: Sesap recomenda que municípios apliquem ‘doses remanescentes’ em idosos

Foto: Alex Régis/Prefeitura de Natal/Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) emitiu uma nota recomendando a aplicação de doses remanescentes da vacina contra covid-19 em idosos. A orientação vale para os municípios que já concluíram a imunização dos grupos prioritários – os profissionais da saúde e os idosos institucionalizados.

De acordo com a nota, a secretaria orienta que as doses sejas destinadas para as pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas. Para essa etapa, a vacinação deve ocorrer entre segunda-feira (1º) e quarta-feira (3).

Caso esse grupo seja concluído e ainda haja disponibilidade de vacinas, a progressão deve ser para a vacinação de pessoas com 95 anos ou mais, com imunização entre os dias 4 e 8 de fevereiro.

A recomendação da Sesap acontece após a polêmica causada pela vacinação de profissionais da Educação Física em Parnamim. Em nota, o Executivo explicou que iniciou a imunização do grupo, após receber doses suficientes para imunizar idosos e profissionais da saúde. “Nesta fase, como preconiza o Ministério da Saúde, foram contemplados os trabalhadores dos serviços de saúde que atuem em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde”, destacou. Ainda de acordo com o texto, os profissionais da Educação Física, assim como outros, se enquadram.

Em Natal, a prefeitura também emitiu nota informando que não iniciou a imunização dos profissionais da área. No entanto, ponderou que os profissionais que se encaixarem nos critérios, que são os atuam na linha de frente nas unidades de vigilância e assistência à saúde no Município — sobretudo hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios — e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência, poderão ser vacinados.