UFRN: Auxílios estudantis serão pagos ainda em janeiro

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), informa que os auxílios relativos ao mês de janeiro serão repassados aos alunos beneficiários ainda este mês. Os valores foram enviados para os trâmites bancários, com previsão de depósito em conta dentro do prazo, ou seja, até o final do mês.

“No decorrer do ano, os auxílios costumam ser pagos de forma adiantada. Contudo, no início do ano, devido à disponibilidade de recursos e ao recadastramento no módulo de bolsas, os auxílios são pagos durante o mês”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFRN, Edmilson Lopes Júnior.

Atualmente, a Proae oferta diversos auxílios, como os de inclusão digital (internet) e instrumental (equipamentos de tecnologia da informação), que foram criados para o ensino remoto emergencial, devido à pandemia da covid-19. Na seleção do atual período letivo de 2020.2, houve solicitação de 188 pedidos para o auxílio de inclusão digital e 1.655 para o auxílio instrumental, que têm o início das aulas e a confirmação de vínculo como critérios para o recebimento dos benefícios.

Ainda sobre o auxílio de inclusão digital, o pró-reitor adjunto da Proae, José Pereira de Melo, explicou que os beneficiários vão receber, por cerca de dois meses, o valor de R$ 150 e, em seguida, receberão um chip enviado pelo Ministério da Educação (MEC).

Atendendo aos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos, há ainda outros tipos de benefícios, como o auxílio residência (renovação), que teve 404 solicitações; moradia (renovação), com 1.058 pedidos; residência (nova solicitação), com 494 inscritos; alimentação (nova solicitação – Santa Cruz), com 126 pedidos; alimentação (renovação – Santa Cruz), com 146 solicitações; transporte (novas solicitações – Santa Cruz), com 41 pedidos; transporte (renovação – Santa Cruz), com 22 pedidos; creche (renovação), com 88 inscritos; e creche (nova solicitação), com 63 solicitações.