TRT-RN: Videoconferência interliga Varas de Ceará-mirim e de Lucas do Rio Verde (MT)

Parecia ser mais uma audiência de rotina, dentre as tantas agendadas para esta terça-feira (22), na Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde.

Na sala de audiências, estavam o juiz Juliano Pedro Girardello ao centro da sala, advogados, representantes da empresa reclamada e o trabalhador , que poderia ser visto e ouvido na tela de um computador.

Nesta audiência, em especial, o reclamante se encontrava fisicamente na Vara do Trabalho de Ceará-mirim, região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, a 3.800 km de distância da sala do juiz matogrossense, cuja Vara está distante 350 km da capital Cuiabá.

O uso da tecnologia de videoconferência nas audiências da Justiça do Trabalho está cada vez mais comum, o que tem agilizado o tempo de tramitação dos processos, porque as testemunhas e partes teriam que ser ouvidas por meio de cartas.

Agora, as testemunhas que não se encontram pessoalmente nas salas de audiências podem prestar depoimentos em outras cidades do Brasil e até de outros países.

“O procedimento é uma inovação que representa um avanço para a Justiça do Trabalho, visto que agiliza as ações trabalhistas, além de diminuir os custos para as partes”, destaca Marcelo Pinto, diretor de Tecnologia da Informação do TRT do Rio Grande do Norte.

Para o advogado do empregado, Luiz Carlos Venturini, “a Justiça do Trabalho permanece demonstrando ser imprescindível à solução de conflitos no país, dando exemplo com soluções inovadoras que racionalizam os atos processuais e, por consequência, entregamos aos jurisdicionados uma solução célere e equânime.”