TRE-RN capacita os mesários para Eleição dos Conselhos Tutelares

Iniciou nesta segunda-feira (30) o treinamento dos mesários e suporte técnico das Eleições dos Conselhos Tutelares do Rio Grande do Norte. O curso de capacitação ocorre até a próxima quinta-feira (3), no Fórum Eleitoral e Sala VIP do Tribunal Regional Eleitoral com orientação dos profissionais e com manuseio da urna eletrônica. As eleições estão marcadas para ocorrer no dia 6 de outubro. Todos os municípios são obrigados por lei a realizar as eleições.

De acordo com o coordenador de tecnologia de eleições, Tyronne Dantas, ressaltou a atuação do TRE nas eleições: “Essa parceria entre TRE e Conselho Tutelar começou em 2015 porque entendemos que é uma eleição importante com uma grande função social. A gente entra dando apoio na agregação das seções, parametrização e preparação das urnas e prestando cursos de capacitação. Contudo, a realização das eleições pelos mesários e suporte técnico fica sob responsabilidade dos Conselhos Tutelares”, explicou.

Serão utilizadas aproximadamente 500 urnas eletrônicas para os 20 municípios com maior eleitorado e os demais farão uso da votação manual através da urna de lona branca. Os municípios que participam do treinamento são Natal, Macaíba, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, João Câmara, Canguaretama, Nova Cruz, Touros, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assú, Macau, Areia Branca, Mossoró, Apodi, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Nísia Floresta.

Apesar de usar urnas eletrônicas, a eleição em específico não ocorrerá como os pleitos convencionais, pois existem três grandes diferenças entre a eleição de Conselho Tutelar e as demais: as legislações, o voto facultativo e uso da biometria que não ocorre em eleições não oficiais. Com isso, todo treinamento está acontecendo focando na parte técnica e uso das urnas eletrônicas. A entrega das urnas ocorrerá após o treinamento e fica sob a responsabilidade dos respectivos Conselhos Tutelares de cada município.

Embora facultativo, o servidor do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Diego Barros, ressaltou a importância do voto: “Os conselhos tutelares têm a função primordial de garantir os direitos da criança e do adolescente. São através desses órgãos que os jovens têm acesso a atendimentos necessários no que diz respeito a segurança, saúde e bem-estar. Portanto, é de suma importância que a população de mobilize e entenda a importância do seu voto”.

Para votar, basta se dirigir às seções eleitorais do município no dia 6 de outubro portando documento oficial com foto ou e-título.

TRE-RN