Técnica em Enfermagem é a primeira pessoa vacinada no RN

A técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos, é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Ela trabalha na linha de frente no Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

A vacina foi aplicada na manhã desta terça-feira (19), pela secretária adjunta de Saúde do RN, Maura Sobreira, que é enfermeira, e marcou o início da vacinação no Estado.

A cerimônia simbólica que marca o início da vacinação do RN aconteceu na Escola de Governo, em Natal, na manhã desta terça (19). O ato contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e de prefeitos de cidades da região metropolitana.

A secretária adjunta de Saúde Pública, Maura Sobreira, abriu a cerimônia dizendo que até às 17 horas desta terça as vacinas estarão em todos os municípios do RN. “Hoje os municípios já poderão dar a largada da vacinação”, disse. Ela ressaltou que, apesar da chegada da vacina, a pandemia não acabou. “A pandemia não se encerra com a chegada da vacina, a nossa responsabilidade aumenta a partir de agora. Precisamos continuar adotando as medidas sanitárias, o uso da máscara continua sendo obrigatório, o distanciamento social precisa ser respeitado”.

A governadora Fátima Bezerra agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente e agradeceu à técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira por, mesmo com comorbidade, ter continuado na linha de frente. “Nossa gratidão pelo papel que cada uma de vocês tem desempenhado. Graça, mais de 35 anos como servidora pública no Hospital Giselda Trigueiro, mesmo com comorbidades, não deixou a linha de frente, ajudando a salvar vidas no Rio Grande do Norte. Que bela lição você dá com esse seu gesto, de solidariedade, de dedicação, de amor ao próximo”, disse.

“É o momento de celebrar. O início da vacinação significa a vitória da esperança, a vitória da ciência, a vitória do sus, significa a vitória da vida contra o negacionismo”, afirmou ainda a governadora Fátima Bezerra.

O primeiro lote da vacina CoronaVac, com 82.440 doses, chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19) e, em seguida, começou a ser distribuída para todo o Estado (VEJA AQUI).

Fonte: G1/RN