Sesap divulga Nota de Molização para o carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) propõe, por meio de uma Nota de Mobilização, que as secretarias municipais de saúde, empresas, industrias, comércio e organizações não governamentais realizem atividades educativas em prol da saúde, nesse período de carnaval.

Uma das principais festas do calendário brasileiro, o carnaval é um momento importante para intensificar as ações de prevenção, buscando sensibilizar a população em geral.

A Suvige destaca a importância do uso do preservativo em qualquer tipo de relação sexual, a fim de evitar a disseminação das infecções sexualmente transmissíveis (IST), em especial, o HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

As atividades dos profissionais de saúde devem estar voltadas sobre o cuidado da notificação, bem como da sua qualidade para fins epidemiológicos e orientação às pessoas em situação de violência, sobre a importância de se realizar a denúncia e conhecer os equipamentos sociais que podem auxiliar na efetivação dos seus direitos dentro da rede de atenção. Dessa forma, tão importante quanto notificar é realizar os encaminhamentos adequados com a rede articulada, atendendo as necessidades da população.

Acesse aqui a Nota de Mobilização para o Carnaval.